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Por Marcelo Braga � S�o Paulo

15/12/2023 14h05 Atualizado 15/12/2023

Bruno M�ndez n�o ser� jogador do Corinthiansca�a n�quel 20222024.

O defensor tem v�nculo com o clube at� 31 de dezembro deste ano e n�o buscar� a nova diretoria para dar andamento a uma eventual renova��o. O uruguaio tinhaca�a n�quel 2022m�os uma oferta para extens�o do atual contratoca�a n�quel 2022m�os desde abril, mas preferiu mudar de ares e n�o seguir� no clube.

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Aos 24 anos, M�ndez ficar� livre no mercado para definir seu futuro sem custos de transfer�ncia. O jogador oscilou entre bons e maus momentos ao longo da temporada, mas era considerado um atleta importante no elenco eca�a n�quel 2022perman�ncia era desejada tanto pela atual como pela pr�xima diretoria.

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Para o Corinthians, a sa�da de gra�a de M�ndez � considerada p�ssima, j� que o clube investiu R$ 18,5 milh�es no jogadorca�a n�quel 20222023, ao compr�-lo do Montevideo Wanderers e o emprestou ao Internacional entre junho de 2023 e de 2023. No Tim�o, nunca se firmou como titular.

Zagueiro Bruno M�ndezca�a n�quel 2022a��o pelo Corinthians � ca�a n�quel 2022
: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

A atual temporada foi a que Bruno M�ndez mais atuou pelo Corinthians: 51 partidas. Ao todo, ele acumula 119 jogos e marcou um gol.

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Segundo o autor, no caso de Facebook o sucesso comercial foi visto como uma importante indica��o de que o Facebook j� era um sistema inteligente superior. O "aberto mercado" � constitu�do por uma plataforma online e muitas das tecnologias que fornecem o desenvolvimento do ambiente, no entanto, s�o desenvolvidas apenas internamente pelo homem e, n�o por terceiros. ca�a n�quel 2022
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O termo "computa��o vest�vel" ou "tecnologia vest�vel" se refere a uma nova abordagem de computa��o, redefinindo a intera��o humano-m�quina, onde os gadgets est�o diretamente conectados com usu�rio,ca�a n�quel 2022termos gerais, o usu�rio estaria "vestindo seu gadget".

Os aparelhos vest�veis s�o constru�dos de forma que as tecnologias e estruturas sejam abstra�das e seja o mais impercept�vel poss�vel para o usu�rio, como se fosse uma extens�o do corpo do mesmo, focando no pr�prio ser humano e nas suas necessidades.

A Computa��o Vest�vel � frequentemente relacionada com a Internet das Coisas (IoT), podendo aquela ser considerada um subconjunto desta.

Um outro termo encontrado atualmente eca�a n�quel 2022crescimento � a "wearable technology" que come�a a fazer parte do nosso cotidiano e apresenta significativas proje��es de crescimento.

Trata-se do mercado de acess�rios inteligentes e roupas produzidas com tecidos e materiais altamente tecnol�gicos que facilitam o nosso dia a dia, garantem melhor desempenhoca�a n�quel 2022atividades esportivas, monitoram a sa�de e oferecem maior seguran�a, principalmenteca�a n�quel 2022atividades profissionais.

A partir da d�cada de 60 a computa��o vest�vel tem sido introduzidaca�a n�quel 2022nosso cotidiano cada dia mais.

Isso � explicado pela evolu��o da computa��o, intensificada a cada ano[2][3], tanto no seu poder de processamento, quanto na miniaturiza��o de seus componentes permitindo assim a cria��o de dispositivos mais leves e funcionais.

A Computa��o Vest�vel come�ou a se destacar no meio acad�mico na d�cada de 80, mas s� veio a ganhar notoriedade mundialca�a n�quel 20222012, com o advento do Google Glass, os �culos inteligentes criados pela Google, que causaram um grande buzzca�a n�quel 2022cima da tend�ncia "Wearable Computing", como tamb�m popularizou o conceito de Smart Glass (�culos inteligentes), levando outras gigantes de tecnologia a olharem para esse mercado.[4]

Os dispositivos vest�veis s�o a nova tend�ncia da tecnologia.

Depois dos computadores, notebooks e smartphones, a tend�ncia � que tenha cada vez mais rel�gios e pulseiras inteligentes, assim como itens de vestu�rio, como cal�as, camisas e cal�ados.

A ideia de computa��o vest�vel n�o � nova.

Em 1998, Steve Mann cunhou o termo num artigo intitulado Definition of "Wearable Computer"[5]:

Um computador vest�vel � um computador que est� alocado no espa�o pessoal do usu�rio, controlado pelo usu�rio, e possui const�ncia de opera��o e intera��o, ou seja, est� sempre ligado e sempre acess�vel.

Mais notavelmente, ele � um dispositivo que est� sempre com o usu�rio, e permite que o usu�rio digite comandos ou os execute, enquanto anda ou faz outras atividades - Steve Mann

Ou seja, uma de suas principais caracter�sticas � o fato que o dispositivo precisa estar "sempre funcionando", sem o usu�rio se importar com liga-lo ou desliga-lo, ou at� ter que realizar alguma a��o com a inten��o de que alguma funcionalidade do aparelho funcione.

A computa��o vest�vel permite o acesso �s informa��es de forma direta e instant�nea.

N�o � uma tecnologia t�o invasiva pois estando atrelada ao corpo do usu�rio � mais f�cil de manusear e n�o necessita de uma completa aten��o para utiliz�-la.[6][7]

Um computador comum (desktop) foi desenvolvido para permanecer "fixo" na mesa, e que o computador de m�o (laptop) trouxe certa mobilidade podendo ser utilizado fora de casa, no carro ou avi�o.

Com o wearcomp esta mobilidade � bem maior, j� que a pessoa n�o precisa mais parar com o que est� fazendo para consult�-lo; ele � especialmente elaborado para adaptar-se ao corpoca�a n�quel 2022fun��o das atividades a serem realizadas.

A roupa do astronauta �, acima de tudo, um computador vest�vel.

Ao sair da nave para executar reparos, ele pode ao mesmo tempo enviar imagens, consultar banco de dados e receber orienta��es da tripula��o e da Nasa.

- Luisa Paraguai Donati

Mais atual e brilhantemente este conceito � definido abaixo:[8]

Com as novas tecnologias, a indument�ria estabelece uma nova forma de media��o do corpo com o meio ambiente.

Intermedia informa��es, emo��es, sentimentos n�o somente de forma passiva � uma esp�cie de "segunda pele" que comunica escolhas e valores � mas permite tamb�m a troca com o que lhe � externo.

O corpo tamb�m pode receber pelas media��es vestimentares elementos do mundo circundante e transmitir a este meio informa��es do pr�prio corpo.

Com a incorpora��o de elementos tecnol�gicos, a roupa se torna tamb�m uma interface interativa.

" Vanessa Madrona Moreira Salles e Thatiane Mendes

Sabine Seymour (2003) distingue n�veis de intera��o dos dispositivos tecnol�gicos com o corpo humano: eles podem ser port�teis, podem ser implantados ou "vestidos".

O corpo apresenta tamb�m novas possibilidades de intera��o com os outros e com o mundo, mediadas pelos dispositivos.[9]

"A vestimenta passa a ter certa intelig�ncia, como, por exemplo, capacidade de mem�ria eletr�nica e poder de processamento, sendo capaz de fazer o trabalho de interagir com o entorno, fornecendo informa��es sobre nossas atividades, coletando e armazenando dados sobre nosso corpo e sobre o seu contexto ou ambiente.

A tecnologia pode estar ou acoplada ou fisicamente incorporada ao tecido ou integrada na elabora��o da fibra.

" Vanessa Madrona Moreira Salles e Thatiane Mendes

A computa��o vest�vel trata, ent�o, de um tipo particular de objetos t�cnicos vest�veis, que seriam objetos vest�veis com tecnologia da informa��o.

Nesses objetos vest�veis, podemos identificar v�rias possibilidades como a computa��o ub�qua, ou seja, presenteca�a n�quel 2022pequenos e m�ltiplos dispositivos dispostos no espa�o.

A realidade aumentada que adicionaria outras camadas com informa��es virtuais � realidade do usu�rio.

H� a possibilidade de interfaces tang�veis,ca�a n�quel 2022que se utilizam diversos tipos de interfaces como ve�culo de informa��o, de espa�os inteligentes que monitoram os usu�rios e produzem informa��es coadjutoras.

Objetos inteligentes que monitoram os dados advindos dos corpos dos usu�rios e que reagem conforme as necessidades desses corpos que foram identificadas.

H� o acoplamento de servi�os wireless relativos � localiza��o e servi�os de dispositivos port�teis como os celulares, sensores network � pequenos sensores distribu�dosca�a n�quel 2022locais para vigil�ncia, dentre outros.[8]

As principais caracter�sticas que todo objeto t�cnico vest�vel deve ter s�o: ser adaptado ao espa�o pessoal do usu�rio; ser controlado pelo usu�rio e ter const�ncia operacional e interacional, ou seja, estar sempre ligado e acess�vel.

Esta tecnologia vem se tornando mais potente no sentido de "ler" e guardar informa��es sobre o corpo e o ambiente, e mais amig�vel, ao incorporar formatos menos r�gidos, pr�prios das vestimentas feitas de fibras naturais, sendo flex�veis, macias e confort�veis.

Adotando uma defini��o bem ampla, dir�amos que objetos t�cnicos vest�veis s�o quaisquer dispositivos capazes de potencializar as caracter�sticas f�sicas, cognitivas e sensoriais humanas a partir de recursos tecnol�gicos e informacionais.[10]

A computa��o vest�vel possui diversas �reas de utiliza��o.

Umas das principais e mais importantes � a �rea da Sa�de, onde h� dispositivos que podem auxiliar a mem�ria ou corrigir problemas f�sicos.

Por exemplo, um eletroencefalograma, onde se conecta v�rios dispositivos no c�rebro para detectar problemas neurol�gicos ou o monitoramento de sinais vitais e a capacidade de enviar dados para os m�dicos ou treinadoresca�a n�quel 2022tempo real atrav�s de dispositivos eletr�nicos port�veis.[11][12]

Ademais, a computa��o vest�vel tamb�m pode ser usada nas v�rias vertentes do cotidiano como seguran�a, comunica��o, militar e jogos.

Seja atrav�s da interpreta��o de express�es faciais de pessoas com problemas como autismo pelo Google Glass ou o aumento da capacidade imersiva de jogos com o Oculus Rift.[13]

Para mostrarmos a pot�ncia dos novos dispositivos vest�veis na constru��o de padr�es de comportamento e diferenciadas funcionalidades, temos como exemplo o projeto Hug Shirt (Camisa Abra�o), criadoca�a n�quel 20222002 pela empresa CuteCircuit, � uma camisa de compartilhamento de sensa��es de abra�o � dist�ncia.

Quando o usu�rio toca a camisa, os sensores distribu�dos sobre ela capturam dados f�sicos sensoriais de um abra�o, como press�o, tempo do abra�o, temperatura, posi��o da m�o, e os processa atrav�s de um software e, ent�o, os dados s�o transmitidos para um celular, que porca�a n�quel 2022vez pode enviar e comunicar os dados do abra�o para a roupa inteligente de uma pessoa que esteja distante.

Esse projeto � um exemplo de mem�ria f�sica e hist�ria de uso aplicada a computa��o vest�vel.

Posteriormente os autores de Hug Shirt fizeram uma pesquisa sobre as tipologias de abra�os relacionando-os com comportamentos culturais de cada pa�s, com base nos dados coletados.[8]

Ainda tamb�m na �rea da sa�de, como ferramenta de aux�lio a locomo��o de deficientes visuais atrav�s de dispositivos que detectam obst�culos com anteced�ncia para otimizar a tomada de decis�o do usu�rio acerca de um poss�vel risco ou interrup��oca�a n�quel 2022seu trajeto.

[14] Tamb�m temos os D-Shirt que s�o camisas com sensores que detectam o movimento, a frequ�ncia card�aca, velocidade, padr�es respirat�rios e localiza��o GPS est�o por dentro do tecido da D-Shirt, uma camisa de alta tecnologia.[1]

Al�m de roupas cheias de tecnologias, temos tamb�m mochilas que revestidas de m�dulos fotovoltaicos (energia solar) para carregar celulares e outros equipamentos de baixa pot�ncia.

Algumas roupas tecnol�gicas n�o necessariamente s�o produzidas com componentes eletr�nicos ou sensores, elas podem ser produzidas atrav�s do uso de ferramentas tecnol�gicas como alguns cal�ados da Nike que foram criados usando o auxilio de uma impress�o 3D, usando sinteriza��o seletiva a laser (SLS).

Para produzir tecidos que pudessem se mover como os tradicionais, Beckett escolheu uma impressora 3D espec�fica que poderia criar as min�sculas pe�as de nylon necess�rias para manter o material flex�vel integrado a roupa.[carece de fontes]

Os "wearable computers", n�o limitados ao uso dom�stico, mas v�m tamb�m revolucionando setores industriais, nos quais as atividades podem ser de alto risco � sa�de de seus colaboradores.

Al�m disso, muitas vezes submetem os mesmos a trabalhos perigososca�a n�quel 2022locais in�spitos.

Cientes dessa situa��o, empresas como a QOOWEAR e a 3M desenvolveram equipamentos capazes de suportar condi��es adversas e que garantem melhor efetividade do servi�o prestado.

A startup QOOWEAR, por exemplo, � respons�vel pela cria��o da primeira vestimenta de aquecimento controlada por IA no mundo.

Desta forma, o uso de muitas camadas de roupas � dispens�vel, oferecendo maior mobilidade e estabilidade no manuseio de equipamentosca�a n�quel 2022temperaturas abaixo de 0�c.

Seguindo essa linha, a empresa 3M produziu um macac�o que coleta dados do ambiente e conecta-se � rede, gerando informa��esca�a n�quel 2022tempo real sobre as condi��es do ambiente[15].

Ademais, ainda protege o usu�rio de uma poss�vel intoxica��o durante um acidente de trabalhoca�a n�quel 2022locais insalubres.

No ramo esportivo existem duas vertentes nas tecnologias vest�veis: as voltadas ao mercado de massa (como FitBit, Garmin e Xiaomi), voltado para auxiliar praticantes amadores de esportes.

Muitos autores ainda v�em os gadgets fitness massificados como uma tecnologia que ainda precisar� evoluir muitoca�a n�quel 2022termos de intera��o e transpar�nciaca�a n�quel 2022rela��o ao usu�rio e o que esperar destes dispositivos.

Houve feedbacks negativos de gadgets que j� possuem sistemas de machine learning, por�m que ainda necessitam de mais testes e mais clareza na hora de transformar dadosca�a n�quel 2022informa��o e, ainda, na linguagem com a qual essa informa��o � devolvida ao usu�rio.

A outra vertente � relacionada aos monitores de atividades voltados ao esporte profissional.

Al�m de sensores mais apurados, o grande diferencial entre os produtos designados para este mercado � a inclus�o de an�lises de fisioterapeutas, preparadores f�sicos e treinadores, pessoas com conhecimento da fisiologia humana e que podem interpretar melhor os dados apresentados pelo dispositivo, enquanto este ainda est�ca�a n�quel 2022desenvolvimento para que esse processo de feedback dado pela m�quina se aperfei�oe.

Eles permitem que os treinadores me�am a fadiga e o desempenho de seus jogadores durante as sess�es de treinamento e competi��es.

Como por exemplo: A Polar, uma empresa conhecida por uma variedade de computadores de treinamento esportivo, como trackers de atividades e escalas de wi-fi, anunciou uma nova camisa esportiva conectada com sistema de rastreamento de sa�de embutido.

A Polar Team Pro Shirt baseia-se no hardware de monitoramento de freq��ncia card�aca existente no atleta.

O monitor de frequ�ncia cardiaca acopla-se ao t�rax e serve para fornecer aos treinadores dadosca�a n�quel 2022tempo real sobre o desempenho de seus atletas, incluindo o esfor�o gasto e a velocidade de recupera��o.

O equipamento, lan�adoca�a n�quel 2022mar�o de 2017, apresenta dois pontos de captura de frequ�ncia card�aca constru�dos diretamente no tecido, a camisa � projetada para substituir a necessidade de um monitor de cinta de t�rax dedicado.

"Como resultado do nosso foco cont�nuo na melhoria, reimaginamos a cinta de peito para atletas profissionais e desenvolvemos o Team Pro Shirt", disseca�a n�quel 2022entrevista Tom Fowler, presidente da Polar U.S.10.

Al�m da freq��ncia card�aca, um sensor pequeno pode ser encaixadoca�a n�quel 2022um bolso na parte traseira ou no colarinho que rastreia a dist�ncia percorrida, velocidade e acelera��o de um atleta e permite aos treinadores ver estat�sticas para cada jogadorca�a n�quel 2022uma equipe instantaneamente.[2]

Cita-se ainda, um vestido denominado JoyDress, prot�tipo premiado pela Comiss�o Europeia que incorpora no tecido finas superf�cies que conduzem impulsos que massageiam e estimulam a circula��o sangu�nea[16] e ainda, um broche desenvolvido pela loja Harry Winston de Nova Iorque, que possui um sensor que mede a palpita��o do cora��o e a expressaca�a n�quel 2022diferentes graus de luminosidade, se tornando um dos pioneiros na chamada "joalheria m�dica".

No segmento de Aplica��es Militares e de Seguran�a, se destacam pe�as que monitoram press�o arterial, temperatura do corpo, batimentos card�acos e de n�veis de oxig�nio no ambienteca�a n�quel 2022que a pessoa est� inserida (no caso de bombeiros e astronautas).

Estas pe�as, queca�a n�quel 2022alguns casos possuem tamb�m um localizador GPS, permitem saber o estado de sa�de dos soldados eca�a n�quel 2022localiza��o (ex.

fora da nave � no caso de astronautas).

Destaque para os macac�es desenvolvidos pelos laborat�rios do Carnegie Mellon para a for�a a�rea americana, para auxiliar os funcion�rios de manuten��o de avi�es de grande porte, no qual dispositivos de reconhecimento de voz, realizam diagrama do tamanho e profundidade de rachaduras e corros�es encontradas no casco da nave, possibilitando que as m�os fiquem livres.[17]

O desenvolvimento dos wearables e a mudan�a de paradigmas de vestimenta tem tido crescimento expressivo e isto pode ser explicado como segue:

"As tecnologias vest�veis t�m sido cada vez mais eficientesca�a n�quel 2022termos de consumo de energia, miniaturiza��o, elasticidade e limpeza.

A integra��o do computador com a Internet embutidasca�a n�quel 2022roupas prop�e solu��es originais para a comunica��o, o ac�mulo de conhecimento, e a criatividade m�vel.

A era da roupa desenhada como objeto est�tico e pr�-definido com muito pouca durabilidade est� com os dias contados, permitindo que a roupa torne-se uma membrana din�mica, aberta para uma crescente maleabilidade,ca�a n�quel 2022torno do corpo humano".[18]

O Samsung Galaxy Gear � um exemplo de gadget vest�vel.

Na CES 2018 um dos assuntos de grande destaque foram aparelhos relacionados a Computa��o Vest�vel e Internet das Coisas[19].

Um dos exemplos mais conhecidos � o pr�prio Google Glass, �culos da Google que tem um sistema operacional Android modificado e o Samsung Galaxy Gear, rel�gio tamb�m com Android (recentemente foi lan�ado uma segunda vers�o[20] do aparelho, rodando o sistema operacional Tizen).

Em 2014 a Apple divulgou o seu Apple Watch, que foi lan�adoca�a n�quel 20222015.

Na CES 2018, A Omron, uma das principais empresas do ramo de equipamentos m�dicos e sa�de corporal do mundo, apresentou o smartwatch HeartGuide na CES 2018, mas s� atualmente recebeu autoriza��o da FDA (Food and Drug Administration, a ag�ncia americana equivalente � brasileira Anvisa) para comercializar o produto nos Estados Unidos; com isso, ele se torna de fato o primeiro dispositivo vest�vel com capacidade de medir a press�o arterial dos usu�rios.[21]

Atualmente, alguns tipos de dispositivos vest�veis, como smartwatches e pulseiras v�m ganhando popularidade entre os brasileiros.

Inclusive, v�-se a funcionalidade de transa��es financeiras por aproxima��o, atrav�s da tecnologia NFC (near-field communication) ou,ca�a n�quel 2022tradu��o literal, CCP (comunica��o por campo de proximidade).

Esse m�todo de pagamento visa facilitar uma transa��o financeira, visto que n�o � necess�rio o uso de cart�o, senha ou at� mesmo estar com dinheiroca�a n�quel 2022m�os.

Em cidades como S�o Paulo e Rio de Janeiro j� se utiliza este sistema,ca�a n�quel 2022alguns �nibus e no metr�, respectivamente.

[22] Os valores s�o descontados diretamente no cart�o de cr�dito ou d�bito.

Outro fato importante, a compra tornar-se mais segura, visto que a troca de informa��o entre os aparelhos � realizada por telecomunica��o de baixo alcance (precisam da proximidade para realizarem a comunica��o), o que reduz, deste modo, as chances de ataques cibern�ticos.

Um exemplo atual na �rea esportiva s�o os equipamentos da empresa Spartacool, os quais alguns times de futebol usam nos seus treinos diariamente para melhorar seu condicionamento.

Essa empresa trabalha com um sistema de roupas esportivas especiais que ficamca�a n�quel 2022contato direto com a pele e s�o conectadas a um sistema moderno e port�til de circula��o de �gua gelada controlado de maneira precisa e segura pelo pr�prio usu�rio.

O reservat�rio de gelo e �gua � transportadoca�a n�quel 2022uma resistente bolsa acoplada � veste para proporcionar maior conforto e mobilidade durante seu uso.

Ap�s um ciclo completo de carga de bateria, basta ligar o sistema, de uso f�cil e intuitivo, que os sensores informar�o quais os par�metros precisam ser atendidos para o in�cio do seu funcionamento.

Ela pode ser vestida e ajustada f�cil e individualmente pelo usu�rio, podendo ser utilizadaca�a n�quel 2022qualquer ambiente para o resfriamento pr�, per e p�s atividades f�sicas gra�as a autonomia de bateria, que dispensa o uso conectado � uma tomada.[3]

O mercado de wearables ainda est�ca�a n�quel 2022seu est�gio inicial, nem mesmo as tecnologias est�o maduras o suficiente.

Enquanto fabricantes lan�am e testam conceitos, tentando medir o potencial do mercado, consumidores e empresas buscam compreender quais benef�cios poder�o ser extra�dos na pr�tica.

H� muito tempo, os 'wearable devices', ou dispositivos vest�veis, s�o utilizados no cotidiano das pessoas de todo o mundo.

Por�m, numa escala menor de import�ncia, equipamentos como fone de ouvido e contagem de passos n�o tinham um grande impacto na economia.

Com o objetivo de agregar valor a seus clientes,ca�a n�quel 2022um est�gio mais embrion�rio,ca�a n�quel 20222006, a Nike,ca�a n�quel 2022parceria com a Apple, lan�ava o aplicativo Nike+iPod.

Anos depois, a fim de melhorar o desempenho de seu softwareca�a n�quel 20222012, trouxe a FuelBand, que se tornou um dos principais dispositivos 'wearables' presentesca�a n�quel 2022nosso cotidiano.

A iniciativa foi encerrada 2 anos depois, por�m chamou a aten��o do mercado para esse 'novo' neg�cio.

A partir de ent�o, os investimentosca�a n�quel 2022acess�rios cada vez mais inteligentes, crescem exponencialmente.

No Brasilca�a n�quel 20222017, por exemplo, cerca de 134 mil unidades foram comercializadas, segundo pesquisa da IDC[23].

Este n�mero aumentou 44,2%ca�a n�quel 20222018, chegando � marca de 241,3 mil.

O 'boom' no mercado dos acess�rios e vestu�rio inteligente aconteceu devido ao alto investimento que empresas de v�rios setores fizeram neste nicho.

A Lupo, fabricante brasileira de moda �ntima, meias e uniformes de times, investiu cerca de 30 milh�es (15% de seu or�amento)ca�a n�quel 2022maquin�rio para desenvolver pe�as tecnol�gicas.

Outra empresa j� citada, a 3M, tem um gasto anual de 1,8 bilh�es apenas com pesquisas.

Gigantes no ramo da tecnologia investem cifras ainda maiores.

A expectativa para o futuro dos 'wearables' � grande.

No primeiro trimestre de 2019, cerca de 88 mil unidades desses produtos foram vendidas e a proje��o � que este n�mero chegue a 461 mil unidades comercializadas, gerando um aumento de 91%,ca�a n�quel 2022compara��o ao ano anterior.

O mercado de computa��o vest�vel alcan�ar� a marca de US$ 150 bilh�es/ano at� 2027.

Hoje mais de 320 milh�es destes produtos, entre roupas e acess�rios, j� est�o no mercado, n�mero que deve dobrar at� 2021.

Estima-se que 2,6% da popula��o mundial j� seja usu�ria ativa de tecnologia vest�vel, o que demonstra a for�a deste mercado.[4]

Mesmo sendo um campo novo, os dispositivos vest�veis est�o cada vez mais se expandindo na medicina atual.

Cada vez mais novas formas de aparelhos para medir press�o arterial, batimentos card�acos, eletrocardiogramas e entre outras funcionalidade s�o criadas.

Com a evolu��o da computa��o, a tend�ncia � que esses dispositivos sejam cada vez mais introduzidos na medicina, ajudando assim, a diminuir gastos e tornar os tratamentos mais eficientes, possibilitando at� mesmo o monitoramento do m�dico � dist�ncia.

Esta, ao menos, � a aposta de Sonny Vu, CEO e fundador da fabricante americana de produtos de computa��o port�teis Misfit Wearables e da desenvolvedora do dispositivo Shine para monitoramento de atividades f�sicas, AgaMatrix.

Para Vu, apesar dos benef�cios, o maior desafio da aplica��o de dispositivos m�veis e vest�veis na medicina � a certifica��o exigida.

Nos Estados Unidos, por exemplo, � preciso da certifica��o da Administra��o de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA,ca�a n�quel 2022ingl�s).

"Normalmente, a empresa que fabrica esses dispositivos n�o � da �rea m�dica, e isso pode ser um empecilho", destacou o executivo durante a 4� edi��o do F�rum Sa�de Digital, evento promovido pela revista TI INSIDE.

"N�o � um problema de performance tecnol�gica, e sim de autoriza��o."

Vu ressaltou que os aparelhos vest�veis j� s�o aplicadosca�a n�quel 2022estudos m�dicos, monitoramento da sa�de, tratamentos e a ideia �,ca�a n�quel 2022breve, come�ar a aplicarca�a n�quel 2022hospitais.

J� para o mercado brasileiro, a estimativa � de um atraso de um a dois anos na aplica��o dos aparelhos vest�veis na �rea da sa�de, "mas naturalmente vir�".

A �rea de sa�de digital � uma das melhores formas de economizar dinheiro e melhorar processos.

Pa�ses de grande extens�o t�m muito a ganhar com isso", completou.


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