resumo: "Love In A Small World" recebeu cr�ticas positivas da cr�tica. Um segundo sucesso "Best of the Moo".
Ap�s demiss�o de Steve Cooper, Nuno Esp�rito � anunciado como novo treinador do Nottingham Forest
O Nottingham Forest j� tem o treinador que substituir� Steve Cooper. Na manh� desta quarta, o clube ingl�s anunciou a contrata��o de Nuno Esp�rito Santo.
O treinador portugu�s comandar� o primeiro treino ainda nesta quarta-feira e far�$5 minimum deposit online casinoestreia oficial no pr�ximo s�bado, quando o Nottingham ter� pela frente o Bournemouth, no est�dio City Ground.
Welcome to Nottingham Forest, Nuno Esp�rito Santo ??
� Nottingham Forest (@NFFC) December 20, 2023
Com 49 anos, Nuno come�ou$5 minimum deposit online casinocarreira como treinador$5 minimum deposit online casino2012, no Rio Ave, e estava no Al-Ittihad at� novembro deste m�s, quando foi demitido. Ele ainda conta com passagens por grandes clubes da Europa: Valencia, Porto, Wolverhampton e Tottenham.
No comunicado oficial, o Forest cita que o portugu�s "chega com uma vasta experi�ncia, tendo dirigido mais de 460 jogos na$5 minimum deposit online casinocarreira, incluindo na Premier League, La Liga, UEFA Champions League e UEFA Europa League".
No momento, o Nottingham Forest ocupa a 17� posi��o da Premier League, com 14 pontos, cinco a mais que o primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.
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Re-significa��o do esporte$5 minimum deposit online casinoespa�os de lazer: propostas de procedimentos pedag�gicos com base$5 minimum deposit online casinogrupos de modalidades esportivas La resignificaci�n del deporte en espacios de recreaci�n: propuestas de procedimentos pedag�gicos a partir de grupos de modalidades deportivas Docente da Escola de Educa��o F�sica e Esporte de Ribeir�o Preto Universidade de S�o Paulo (Brasil) Renato Francisco Rodrigues Marques renato.marquesyahoo.com.
br Resumo Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de re-significa��o da pr�tica esportiva$5 minimum deposit online casinomomentos de lazer de modo a privilegiar processos de aprendizagem associados com a transmiss�o de valores morais ligados � autonomia, auto-conhecimento e inclus�o.
Para tal, as modalidades esportivas que ser�o disputadas nos Jogos Ol�mpicos de Londres/2012 foram agrupadas de modo a respeitar suas caracter�sticas fundamentais e, a partir desta tipologia, foram propostas reflex�es e direcionamentos pedag�gicos espec�ficos na busca pela re-significa��o de valores ligados � rivalidade, segrega��o e concorr�ncia, presentes$5 minimum deposit online casinomodelos tradicionais de pr�tica esportiva.Unitermos: Esporte.
Pedagogia do esporte.
Processos pedag�gicos.EFDeportes.
com, Revista Digital.
Buenos Aires, A�o 16, N� 165, Febrero de 2012.http://www.efdeportes.com/1 / 11.Introdu��o
O esporte no ambiente de lazer apresenta uma enorme gama de possibilidades.
S�o locais de$5 minimum deposit online casinopr�tica: escolas de esporte, clubes esportivos e s�cio-esportivos, pra�as p�blicas, academias, ONGs, hot�is, entre outros espa�os.
A condu��o e direcionamento dessas atividades, quando supervisionada por um profissional de Educa��o F�sica, podem ocorrer de modo provocado, controlado e sugerido de acordo com os objetivos e possibilidades que o grupo apresenta e que tal sujeito se prop�e a promover.
O simples fato de ofertar uma pr�tica esportiva como momento de lazer n�o garante que essa atividade atinja os objetivos dos praticantes e lhes seja positiva.
� necess�rio que o promotor da mesma direcione-a de modo a otimiz�-la nesse sentido, minimizando inadequa��es quanto �s exig�ncias e est�mulos aos envolvidos (MARQUES; GUTIERREZ; ALMEIDA, 2008).
Por essa raz�o, este artigo prop�e uma reflex�o a respeito de possibilidades de direcionamento de pr�ticas esportivas de modo a atender n�o apenas a um modelo hegem�nico de esporte, mas sim, re-signific�-lo, de modo a adequ�-lo aos par�metros tidos como positivos ao ambiente$5 minimum deposit online casinoque se encontra.
Nesse processo, utilizou-se como metodologia uma revis�o de referencial te�rico sobre o tema e posterior proposta de re-significa��o da pr�tica esportiva de lazer, de acordo com caracter�sticas espec�ficas de modalidades esportivas.
Para tal, tais formas de pr�tica foram agrupadas$5 minimum deposit online casinocategorias, de modo a facilitar a abordagem pedag�gica.
Como estrutura adotada, tem-se a discuss�o sobre as diferentes formas de manifesta��o do esporte na sociedade contempor�nea e seu car�ter plural como ponto de partida.
Num segundo momento, o esporte na perspectiva do lazer passa a ser discutido.
E para uma reflex�o final, tem-se a apresenta��o de proposta de re-significa��o do esporte neste ambiente, com base$5 minimum deposit online casinocaracter�sticas espec�ficas de cada grupo de modalidades.2.
Formas de manifesta��o do esporte contempor�neo
Uma das facetas do esporte contempor�neo se apresenta na pluralidade de suas formas de manifesta��o.
Embora contenha caracter�sticas espec�ficas, esse fen�meno apresenta tra�os diferentes de acordo com o ambiente$5 minimum deposit online casinoque se insere (STIGGER, 2002).
Ao observar manifesta��es esportivas n�o � dif�cil notar semelhan�as e diferen�as entre elas.
Assim como outras produ��es culturais humanas, apresenta uma grande elasticidade sem�ntica.
Logo, oferece uma significativa disponibilidade para usos diferentes, at� opostos, podendo mudar de sentido.
O grau dessas possibilidades n�o � infinito, pois embora as disposi��es para o esporte sejam in�meras, o espa�o dos poss�veis � restrito, preso ao que se considera como pertencente ao universo esportivo (BOURDIEU, 1990).
Mesmo considerando o papel de cada modalidade no universo esportivo, � poss�vel que estas possam ser praticadas de in�meras formas.
As altera��es no sentido dominante se d�o, de forma primordial, pelas interpreta��es dos participantes, principalmente os novatos.
Essas diferentes formas de compreens�o derivam da origem cultural e das disposi��es dos indiv�duos constitu�das socialmente.
� na rela��o entre o espa�o das diferentes modalidades e das rela��es sociais que se define as propriedades pertinentes de cada forma de pr�tica esportiva (BOURDIEU, 1990).
Um modo de exemplificar essa realidade � a exist�ncia de in�meras modalidades esportivas e as infinitas possibilidades dessas se apresentarem$5 minimum deposit online casinodiversos contextos.
N�o se pode atribuir uma fun��o social exclusiva a cada modalidade esportiva.
Sem d�vida, uma mesma modalidade pode ser desfrutada como pr�tica recreativa, ser ensinada como atividade pedag�gica, ou ser comercializada como espet�culo de massa (PRONI, 1998).
Tem-se nesse quadro in�meras modalidades esportivas, pautadas por suas hist�rias, regras, normas, costumes, ambientes, materiais e objetivos pr�prios, que, dotadas de um sentido (significado) para a pr�tica, produzem uma forma de manifesta��o do esporte (MARQUES; GUTIERREZ; ALMEIDA, 2008).
Toda pr�tica esportiva expressa uma forma de manifesta��o do esporte, e � concebida na inter-rela��o de um sentido (uma raz�o de ser, transmitindo valores) e de determinada modalidade (mesmo que as regras adotadas sejam adaptadas$5 minimum deposit online casinorela��o �s formalizadas por entidades normativas da modalidade$5 minimum deposit online casinoquest�o, ou criadas pelos praticantes), que se apresentam num determinado ambiente social (MARQUES, 2007).
Para compreender uma manifesta��o esportiva � preciso observ�-la como um fen�meno complexo, que pode estar presente$5 minimum deposit online casinodiversos ambientes de pr�tica.
Uma maneira de executar tal an�lise se apresenta no Modelo de concep��o das formas de manifesta��o do esporte (MARQUES, 2007).
Para a configura��o deste modelo, faz-se necess�rio compreender, num primeiro momento, os ambientes de manifesta��o do esporte, e num segundo, refletir sobre os valores transmitidos pelos seus diversos sentidos.
Quanto �s modalidades esportivas, apresentam maior especificidade, variedade e autonomia frente �s regras e hist�ria, podendo estar presentes$5 minimum deposit online casinoqualquer ambiente, sob qualquer sentido.
De acordo com o modelo citado, as formas de manifesta��o do esporte s�o compostas por tr�s esferas interligadas: Ambiente; Modalidade; Sentido.
O ambiente da pr�tica engloba a esfera social$5 minimum deposit online casinoque se realiza a atividade esportiva.
Diz respeito aos meios profissional, n�o-profissional e escolar.
� o campo de realiza��es nos quais as modalidades esportivas se concretizam, pautadas$5 minimum deposit online casinosentidos que a contextualizam e lhe d�o significado.
A modalidade da pr�tica diz respeito �s diversas modalidades esportivas que se caracterizam por regras, normas de a��o e formas de disputa pr�prias, e comp�em universos diferentes.
S�o aut�nomas quanto �s suas determina��es legais e,$5 minimum deposit online casinoalguns casos, �$5 minimum deposit online casinohist�ria.
Muitas delas t�m entidades reguladoras pr�prias (federa��es, associa��es, confedera��es, ligas, entre outros) que normatizam e regulam a pr�tica.
S�o exemplos de modalidades esportivas o futebol, o boxe, a nata��o, entre outras.
O sentido da pr�tica diz respeito �s raz�es e valores transmitidos por ela.
O sentido deriva das condi��es sociais, culturais e hist�ricas dos indiv�duos envolvidos, que exercer�o influ�ncia sobre a concep��o da atividade (Efeito de apropria��o - BOURDIEU, 1990), e lhe d�o significado.
O sentido do esporte passa pelo "o que est�$5 minimum deposit online casinojogo", elemento relacionado a interesses materiais, prest�gio pessoal e de grupo, e que d� significado � cultura esportiva (STIGGER, 2002).
Por se tratar de um fen�meno que exerce transmiss�o e renova��o cultural, pois deriva das caracter�sticas de seus praticantes, o esporte transmite valores, e por isso interfere na forma��o humana.
Esses valores s�o diferenciados de acordo com o sentido da pr�tica.
Por exemplo, uma atividade que transmita segrega��o e compara��es objetivas se diferencia de outra que transmita inclus�o e autovaloriza��o.
Por isso, torna-se poss�vel afirmar que o esporte n�o se expressa por si s�, mas de acordo com o sentido que lhe � dado.
Afirma��es deterministas como Esporte � sa�de; Esporte n�o � sa�de; Esporte � segrega��o; Esporte � integra��o, se fazem insuficientes, pois qualquer a��o esportiva tem de ser contextualizada$5 minimum deposit online casinorela��o ao seu ambiente, sentido e modalidade (MARQUES, 2007).
Como diferencia��o para tais sentidos, pode-se denomin�-los, sucessivamente, de esporte oficial e esporte ordin�rio (GOMES, 2007), sendo o primeiro pautado na regulamenta��o, sistematiza��o e universaliza��o das regras por �rg�os espec�ficos, com o objetivo primordial de busca por vencedores e compara��o direta de performances; enquanto o outro lida com a relatividade e subjetividade de significados atrelados ao consenso entre os praticantes, com o objetivo de atender �s necessidades, capacidades, possibilidades, intuitos e expectativas dos mesmos frente � atividade esportiva.
Toda pr�tica ligada ao esporte exige um m�nimo de rendimento atl�tico do participante, seja para superar o oponente, ou simplesmente para que a mesma ocorra.
Nessa dire��o, para que o sujeito consiga participar de pr�ticas com o sentido do esporte oficial ele deve apresentar um "rendimento obrigat�rio" (GOMES, 2007) para o evento$5 minimum deposit online casinoquest�o.
Ou seja, ele tem restri��es e possibilidades de a��o previstas por regras e normas espec�ficas, e, al�m disso, como o objetivo � a supera��o do oponente, deve apresentar performance adequada ao n�vel de disputa$5 minimum deposit online casinoque se encontra (o que diferencia o n�vel de dificuldade do confronto entre jogadores profissionais e um campeonato interno de uma empresa).
J� o esporte ordin�rio, por apresentar objetivos variados, permite que o participante apresente somente um "rendimento necess�rio" (GOMES, 2007) para a pr�tica, ou seja, que ele consiga realizar um m�nimo de a��es para que a atividade ou a disputa aconte�a de forma interessante (por exemplo, algu�m que n�o consiga patinar ter� dificuldades$5 minimum deposit online casinoparticipar de uma pr�tica de h�quei sobre patins).
Essa categoria tem seus limites vinculados � forma (modalidade + sentido) que � dada � pr�tica esportiva$5 minimum deposit online casinoquest�o.
Por$5 minimum deposit online casinovez, estas podem ser observadas nos ambientes de formas de manifesta��o do esporte (escolar, lazer e alto rendimento, de acordo com Marques, 2007), por�m, com certos limites.
Enquanto que o esporte oficial, pautado na formalidade e regras determinadas por �rg�os reguladores, e por ser um modelo hegem�nico e formalizado, pode ser observado nos tr�s ambientes, o esporte ordin�rio se faz pr�prio somente para o ambiente escolar e de lazer, pois � fruto de um processo de re-significa��o da pr�tica hegem�nica.
Ambas as formas se apresentam como poss�veis sentidos para a pr�tica esportiva.
Seja como esporte oficial, visando � supera��o do advers�rio e derivado de regras e normas estipuladas por �rg�os reguladores, criados no ambiente de alto rendimento e transpostos para a escola e lazer, ou esporte ordin�rio, uma re-significa��o das formas regulamentadas, com objetivos distintos.
Desta forma, os sentidos da pr�tica esportiva adotados no Modelo de concep��o das formas de manifesta��o do esporte s�o o esporte oficial e o esporte re-significado (processo de forma��o do ordin�rio) (MARQUES, 2007).2.1.
O ambiente esportivo do lazer
O esporte de lazer se caracteriza pelo n�o-profissionalismo e tem como caracter�sticas principais a busca por prazer e socializa��o, compensa��o, recupera��o ou manuten��o da sa�de, equil�brio psicof�sico, restaura��o e relaxamento (STIGGER, 2002).
A competi��o e o desejo de supera��o (seja do advers�rio, ou de seus pr�prios limites, ou de um objetivo a ser cumprido) s�o inerentes ao esporte e presentes tamb�m no esporte de lazer.
Por�m, nota-se nesse ambiente que essa caracter�stica pode tanto remeter � rivalidade (tomando como sentido o esporte oficial), quanto � realiza��o da pr�tica como principal objetivo (sentido re-significado) (MARQUES; GUTIERREZ; ALMEIDA, 2008).
Por isso, � poss�vel afirmar que o esporte de lazer � plural, pois se percebe tanto a exist�ncia de pr�ticas (sempre n�o-profissionais) com normas oficiais, quanto outras que destas divergem$5 minimum deposit online casinorela��o ao sentido das a��es.
Essas manifesta��es ampliam-se sob formas diversas, podendo exprimir tanto os valores do esporte profissional, quanto � adapta��o da modalidade atrav�s da vontade dos praticantes.
Quando pautado no sentido oficial, o esporte de lazer tem suas regras padronizadas, iguais ao ambiente profissional e muitas vezes controladas por �rg�os reguladores, visando determinar vencedores atrav�s de compara��o objetiva de desempenho.
Existe uma valoriza��o primordial � vit�ria e ao resultado da disputa.
Como exemplo: um campeonato federado de voleibol para crian�as, ou entre clubes amadores adultos.
Quando re-significado, este tipo de evento visa proporcionar a melhor participa��o poss�vel para os praticantes, adequando a pr�tica �s necessidades e limita��es, n�o excluindo a competi��o, mas redirecionando-a de forma a produzir prazer desvinculado � rivalidade ou desprazer de outros.
Como exemplo: uma partida de voleibol adaptado entre idosos.
No esporte de lazer pautado no sentido oficial, as regras fixas e padronizadas valorizam mais o jogo do que o jogador, pois imp�em uma l�gica interna que determina as condutas e os atos motrizes (PAES, 2001).
Ou seja, � estabelecido um padr�o de funcionamento do processo esportivo, no qual os participantes devem se adequar �s normas para poder participar, e o resultado da disputa � mais importante do que a satisfa��o e bem-estar dos praticantes.
Esse processo de reprodu��o das especifica��es do esporte oficial no lazer privilegia os atletas com maior capacidade de adapta��o ao jogo, e estimula a ocorr�ncia de situa��es de compara��o de performances e rivalidade.
O fato de transmitir os mesmos valores do ambiente profissional faz dessa forma um meio pautado$5 minimum deposit online casinoexig�ncias de alto rendimento e toler�ncia a frustra��es as quais nem todos os participantes se encontram preparados.
Isso ocorre porque no alto rendimento o sujeito � treinado e recebe recompensa financeira pelos sacrif�cios e situa��es de exposi��o pessoal �s quais se submete, e est� ciente disso, o que n�o acontece no lazer.
Quando essas normas s�o aplicadas de forma integral no lazer, o que se observa s�o praticantes se submetendo �s mesmas exig�ncias de desempenho de profissionais, utilizando processos de disputa similares e compara��o direta de performances, por�m, sem recompensa financeira.
� importante salientar que isso n�o representa um desvio de comportamento na sociedade contempor�nea, mas sim, a reprodu��o de uma pr�tica hegem�nica, comercializada pelos meios de comunica��o (PRONI, 1998).
E que o esporte profissional, ou mesmo o sentido oficial$5 minimum deposit online casinoqualquer ambiente n�o �,$5 minimum deposit online casinoess�ncia, negativo ou prejudicial aos praticantes.
Ele pode transmitir valores inadequados quando inserido de modo incoerente com as expectativas, possibilidades, limites e necessidades dos envolvidos.
� importante salientar que, embora possa transmitir valores voltados ao individualismo e supera��o do oponente, o esporte oficial n�o pode ser tomado como o "mal a ser combatido", pois$5 minimum deposit online casinopr�tica pode ser positiva$5 minimum deposit online casinodeterminados contextos e colaborar num processo de forma��o moral.
� necess�rio que o sentido adotado para a pr�tica esportiva seja adequado ao ambiente$5 minimum deposit online casinoque ela ocorre, e seus valores transmitidos de forma consciente pelos participantes e promotores da atividade.
N�o � o esporte oficial o fator de desequil�brio entre exig�ncia e capacidade de realiza��o dos sujeitos, mas sim, o que se faz com ele.
O esporte de lazer, quando pautado nessas normas, por exemplo, num campeonato de crian�as, regido por uma federa��o, reproduz as realiza��es adequadas a um ambiente espec�fico, pr�prio do esporte oficial, por�m, num meio diferente.
No meio profissional, os sujeitos envolvidos est�o cientes da possibilidade de frustra��es e preparados para tal.
Isso n�o acontece necessariamente$5 minimum deposit online casinotodos os espa�os de lazer.
Por isso, in�meras aberra��es s�o observadas nessas pr�ticas: especializa��o precoce, exig�ncia de vit�ria sobre atletas amadores, les�es, entre outras que representam um desvio sobre os objetivos do esporte como lazer (MARQUES; GUTIERREZ; ALMEIDA, 2008).
N�o � que as normas do esporte oficial n�o sejam adequadas ao ambiente de lazer, mas demandam dos praticantes capacidades f�sicas, emocionais e at� de intera��es sociais de relacionarem-se com as exig�ncias e ocorr�ncias desse meio para transform�-lo numa pr�tica saud�vel.
Num outro sentido, se apresenta o esporte de lazer re-significado, que deriva das normas e valores hegem�nicos do esporte oficial.
�, na verdade, uma transforma��o que apresenta objetivo distinto da busca exclusiva pela vit�ria, e prima pela valoriza��o do processo da pr�tica e as viv�ncias que ele proporciona, atrav�s da mudan�a de sentido e significado que os participantes d�o � atividade e � poss�vel altera��o das regras da disputa.
Isso permite ao praticante e, principalmente, ao professor, instrutor ou condutor da pr�tica, que determine as regras e normas a serem cumpridas, moldando-as, assim como o sentido da atividade, de acordo com os interesses e possibilidades do grupo.
Essa mudan�a de sentido pode tornar a pr�tica mais atraente e integrativa, visto que visa excluir a rivalidade do processo competitivo.
Assim, a competi��o continua presente, visto que � algo inerente ao esporte, por�m n�o constitui necessariamente o ponto central da atividade.
Um fator importante nesse processo � a competi��o.
Esta � uma caracter�stica inerente ao esporte, que n�o pode ser exclu�da.
A ess�ncia do esporte pauta-se na competi��o (BARBANTI, 2011), seja contra um oponente, contra a natureza ou consigo pr�prio.
Assim sendo, o sentido dado � pr�tica esportiva deriva da competi��o.
Na verdade, � o valor que se d� ao resultado da vertente competitiva que determina o sentido a ser adotado na atividade (PAES, 2001).
Se a determina��o de vencedores � prioridade, toma-se proximidade ao esporte oficial.
J� se a competi��o tem um car�ter de estimular a pr�tica, estabelecendo maiores possibilidades de adapta��o da mesma aos participantes, h� o apontamento para o esporte re-significado.
A competi��o no esporte de lazer re-significado pode ocorrer de diferentes maneiras, seja como uma tarefa a ser realizada pelos participantes (uma corrida$5 minimum deposit online casinolonga dist�ncia), a supera��o pessoal de marcas anteriores (melhora dos �ndices de um nadador amador de academia), ou como meio de motiva��o para a atividade (dois grupos de amigos que jogam futebol na praia).
Assim, a re-significa��o mora na altera��o no valor da competi��o na atividade.
Seja atrav�s de condutas morais, seja pela altera��o de regras da disputa.
Assim, a simples altera��o de regras n�o garante uma mudan�a de sentido do jogo, visto que esse depende tamb�m de um consenso entre os participantes$5 minimum deposit online casinorela��o aos objetivos da pr�tica.
Em alguns momentos, o exagero de adapta��o das normas pode alterar$5 minimum deposit online casinodemasia a din�mica do jogo, descaracterizando-o ou retirando$5 minimum deposit online casinoatratividade.
� preciso que o objetivo final seja contextualizado e informado aos participantes, para que se torne algo de conhecimento de todos (MARQUES; GUTIERREZ; ALMEIDA, 2008).
A adapta��o de regras no esporte de lazer re-significado � uma forma de direcionar a pr�tica para um sentido que agrade aos participantes e que transmita valores coerentes com o ambiente$5 minimum deposit online casinoque se insere.
A principal meta dos envolvidos n�o � somente ganhar (claro que isso est� presente, pois � um fator motivador para o jogo), mas � tamb�m vivenciar sensa��es provocadas pela disputa e esfor�o f�sico dentro de um contexto de oposi��o (MARQUES; GUTIERREZ; ALMEIDA, 2008).
O esporte como lazer re-significado implica numa mudan�a de sentido da pr�tica esportiva hegem�nica onde, ao inv�s dos participantes se adequarem �s normas (o que acontece no esporte oficial e causa a segrega��o e compara��o de capacidades individuais), � a atividade que � moldada para atender aos objetivos, expectativas, limita��es e capacidades dos participantes.
Nesse processo, tanto as normas quanto as formas da disputa podem ser gerenciadas e determinadas pelos participantes (o que n�o ocorre no esporte oficial).
Essa pluralidade na a��o criativa mant�m vivos o desejo e a possibilidade do jogo, do divertimento e da sociabilidade (STIGGER, 2002).
A transmiss�o de valores morais ocorre de acordo com o direcionamento dado pelo grupo participante, e interfere no processo de forma��o humana dos envolvidos.3.
Uma abordagem pedag�gica acerca do esporte re-significado no lazer
O processo de re-significa��o do esporte no lazer tem como inten��o a facilita��o da pr�tica aos envolvidos e uma transmiss�o positiva de valores morais, n�o para uma nega��o da exist�ncia ou presen�a do esporte competitivo de alto rendimento, como fen�meno social influente$5 minimum deposit online casinonossa sociedade, mas sim, para uma maior compreens�o cr�tica a respeito dele e a capacidade de escolher o sentido ou a forma de pr�tica esportiva que seja mais adequada �s necessidades, possibilidades e objetivos dos envolvidos.
A atua��o como praticante no esporte competitivo profissional � algo a ser alcan�ado por poucos, e a participa��o nesse n�vel n�o depende �nica e exclusivamente de quem o busca, mas tamb�m do ambiente$5 minimum deposit online casinoque o indiv�duo est� inserido e de outros fatores que n�o competem a ele pr�prio nem ao professor ou supervisor esportivo.
Por isso, n�o cabe, como objetivo das sess�es esportivas re-significadas, uma busca da forma��o do atleta profissional, pois al�m da maioria dos alunos n�o chegarem a esse n�vel de exig�ncia de performance, essa forma de ensino estaria ajudando a alien�-los sob um modelo de esporte visto como produto imut�vel.
E, segundo Marcellino (2007), uma das fun��es do lazer � promover a compreens�o social e o pensamento cr�tico.
De acordo com Marcellino (2007), o espa�o do lazer � um campo f�rtil para a educa��o e a forma��o de cidad�os aut�nomos, cr�ticos e independentes.
O ensino ou proposta pautada numa re-significa��o do esporte prop�e, para o alcance de tais objetivos um tratamento mais humano e pedag�gico a esse fen�meno, orientado por valores, princ�pios e significados que n�o os de alto rendimento, mas sim, os de participa��o e inclus�o.
Pode-se valorizar e priorizar os impactos do ensino sobre a forma��o humana dos alunos, e n�o apenas a manuten��o e imposi��o de formas pr�-definidas de pr�ticas esportivas.
Esse ponto torna-se importante metodologicamente, pois, considerando a oportunidade dos envolvidos transformarem e constru�rem formas de pr�tica esportiva, � leg�timo que esta tenha um ponto de partida que valorize a forma de agir e manifestar dos mesmos, atingindo-os de forma mais humana e estimulando-os � participa��o e interven��o no processo.
� importante que o foco da sess�o pautada na re-significa��o do esporte seja a participa��o e a realiza��o de objetivos pr�prios do indiv�duo que valorizem n�o a mensura��o de quem � o melhor, mas, sim, a a��o de intervir e agir num ambiente que exija uma postura ativa por parte do sujeito.
Essa din�mica possibilita experi�ncias atrav�s do aprendizado desse conte�do da Cultura Corporal, que leve o aluno a acreditar$5 minimum deposit online casinosuas potencialidades, encorajando-o a colocar-se$5 minimum deposit online casinoevid�ncia$5 minimum deposit online casinoocasi�es que sejam de seu interesse.
Para tal, esse processo deve pautar-se$5 minimum deposit online casinoatividades que estimulem a participa��o de todos e que valorizem o ato de "explorar" o esporte, independente do resultado da disputa, quando esta se fizer presente, visando proporcionar aos envolvidos um sentimento de realiza��o e �xito pr�prio na pr�tica (MARQUES; GUTIERREZ; ALMEIDA, 2008).
Cabe ao professor/promotor a postura de valoriza��o das realiza��es pr�prias do aluno quando estas atingirem ou superarem o n�vel anterior de conhecimento do mesmo, evitando compara��es entre os participantes, n�o os rotulando como aptos e n�o aptos � pr�tica de determinada modalidade.4.
Processo de identifica��o de similaridades e categoriza��o de modalidades esportivas
De acordo com o Modelo de concep��o das formas de manifesta��o do esporte, ao promover ou ensinar uma pr�tica esportiva, o profissional de Educa��o F�sica deve atentar-se �s caracter�sticas do ambiente, da modalidade e ao sentido desejado para a atividade.
Ap�s a defini��o desses fatores, come�a o planejamento e prepara��o da sess�o esportiva.
Por�m, cada modalidade apresenta suas particularidades, o que demanda do agente da a��o o dom�nio das possibilidades de varia��es e transforma��es para que haja uma adequa��o coerente com o espa�o$5 minimum deposit online casinoque se encontra.
Para isso, este trabalho prop�e uma categoriza��o e explora��o mais espec�fica acerca de modalidades esportivas e suas possibilidades de re-significa��o.
A partir desta divis�o, � poss�vel basear o ensino/promo��o do esporte$5 minimum deposit online casinogrupos de modalidades comuns que detenham a mesma l�gica de a��o e possam transmitir determinados valores atrav�s de$5 minimum deposit online casinopr�tica.
Como exemplo, tem-se os Princ�pios Operacionais dos Esportes Coletivos, de Claude Bayer (1994), que apontam para similaridades e uma origem embrion�ria comum entre modalidades coletivas.
O mesmo pode ser apontado para as lutas, gin�sticas, entre outras formas de pr�tica.
Torna-se interessante, ent�o, uma divis�o e categoriza��o das diversas formas de modalidades esportivas, de acordo com caracter�sticas comuns, que possam, a partir de um maior entendimento dessas, nortear um processo de re-significa��o do ensino e promo��o do esporte.
Tal processo n�o visa alterar o esporte em$5 minimum deposit online casinoforma b�sica de manifesta��o, mas sim, transformar modos de comportamento e a��o, re-significando valores para que possam ser ensinados de acordo com os objetivos do professor/promotor e grupos de praticantes.4.1.
Categoriza��o das modalidades esportivas e proposta de diretrizes para re-significa��o do esporte
Para a realiza��o de um processo de categoriza��o das modalidades esportivas, foram estudadas as modalidades que estar�o$5 minimum deposit online casinodisputa nos Jogos Ol�mpicos de Ver�o de 2012$5 minimum deposit online casinoLondres, consideradas como de grande import�ncia na manifesta��o do esporte de alto rendimento, devido suas normas e regras padronizadas mundialmente.
De acordo a "home page" oficial dos Jogos Ol�mpicos de Ver�o de Londres 2012, as modalidades esportivas a serem disputadas ser�o:
Analisando essas modalidades esportivas, nota-se algumas semelhan�as e diferen�as entre elas, determinantes em$5 minimum deposit online casinocategoriza��o.
Independentemente de suas origens e processos de esportiviza��o, a divis�o e categoriza��o das modalidades esportivas$5 minimum deposit online casinoquest�o respeitar�o os seguintes crit�rios, desenvolvidos neste trabalho para identificar semelhan�as entre as mesmas:
Formas de mensura��o de performance : An�lise a respeito de como s�o determinados os vencedores e contabilizados os recordes nas modalidades;
Rela��o competitiva entre advers�rios : Formas de compara��o entre advers�rios para detec��o do melhor resultado;
Objetivo da disputa : Meta a ser alcan�ada por competidores para que haja a disputa pela vit�ria.
Segundo Kunz (1994), a principal meta a ser alcan�ada por um processo de ensino/promo��o do esporte � a n�o ocorr�ncia do sentimento de fracasso na pr�tica esportiva, tornando-a prazerosa e interessante a todos.
Portanto, para que isso aconte�a, � necess�rio diagnosticar quais as caracter�sticas pr�prias de cada categoria de modalidade esportiva que propiciam um ambiente favor�vel � inclus�o e viv�ncia de sucesso por parte dos alunos.
Para que isso ocorra, � preciso que os par�metros referentes a erros e acertos, sucesso e fracasso, sejam delineados de forma diferente aos crit�rios estabelecidos pelos padr�es do alto rendimento, n�o considerando "erro" ou "fracasso" como uma execu��o fora dos padr�es t�cnicos pr�-estabelecidos ou como resultado n�o favor�vel � pontua��o de uma equipe, e considerar o "acerto" ou "sucesso" como toda tentativa de realiza��o por parte do aluno que seja produtiva$5 minimum deposit online casinorela��o ao processo de aprendizagem e que tenha exigido do mesmo a iniciativa de participar e interagir com a atividade.
De forma paralela a essa iniciativa, � preciso que o ambiente de aula seja pautado por atividades condizentes com as capacidades de realiza��o dos alunos, al�m do entendimento de que o "erro" se far� presente de acordo com as determina��es desse meio, ou seja, desmistificando a necessidade de alto rendimento e proporcionando a todos que ajam de forma pr�pria e tenham novas oportunidades para tentativas melhores sucedidas do que anteriores, promovendo uma desvaloriza��o do ato "errado", e valorizando mais o indiv�duo que tenta realizar, que arrisca, que participa.
Para tal, algumas medidas podem ser tomadas$5 minimum deposit online casinorela��o � din�mica da aula e �s atividades propostas, como o sorteio para determina��o das equipes (n�o expondo os alunos � escolha pelos colegas e tamb�m n�o caracterizando a montagem dos times por parte do professor/promotor como um ato autorit�rio) ou alguma outra forma discutida com os alunos (desde que n�o proporcione situa��es de exclus�o de algum indiv�duo perante o grupo); a altera��o ou adapta��o das regras do jogo ou das atividades propostas, de acordo com as necessidades percebidas pelo professor/promotor e pelos alunos para o alcance do objetivo da aula; sorteio para ordem de entrada$5 minimum deposit online casinocampo de jogo por parte das equipes (caso n�o seja poss�vel, por algum motivo de for�a maior, a presen�a de todos no campo de jogo); cria��o, por parte dos envolvidos, de materiais alternativos que auxiliem nas pr�ticas propostas; e a valoriza��o do ato de jogar e interagir com a pr�tica, desvinculando-a da necessidade de busca pela vit�ria.
Ao considerar os crit�rios estabelecidos neste trabalho, quatro categorias de modalidades esportivas podem ser caracterizadas:4.1.1.
Jogos de oposi��o com disputa por implemento central
Essa categoria espec�fica � dividida$5 minimum deposit online casinodois sub-grupos, devido a estes terem caracter�sticas semelhantes$5 minimum deposit online casinorela��o aos crit�rios adotados.
Por�m, existe uma diferen�a marcante e determinante entre os mesmos, um engloba jogos coletivos (disputados entre equipes que se enfrentam) e outro jogos individuais (disputados entre dois indiv�duos que se enfrentam).4.1.1.1.Jogos coletivos
Formas de mensura��o de performance
: � considerada vencedora a equipe que contabilizar o maior n�mero de pontos entre as participantes.
Rela��o competitiva entre advers�rios
: Segundo Bayer (1994) e Paes (2001), o car�ter de oposi��o, ou presen�a de advers�rio � primordial para a realiza��o de um jogo esportivo coletivo.
Este � baseado na disputa entre duas equipes pela posse do implemento central do jogo (bola) e o alcance do alvo pelo detentor desta.
Objetivo da disputa
: A meta a ser alcan�ada durante esses jogos � a condu��o e alcance do implemento central do jogo (bola) at� o alvo defendido pela equipe advers�ria.
Exemplos
: Badminton$5 minimum deposit online casinoduplas; Basquetebol; Beisebol; Futebol; Handebol; H�quei na grama; P�lo aqu�tico; Softbol; T�nis de mesa$5 minimum deposit online casinoduplas; T�nis de campo$5 minimum deposit online casinoduplas1; Voleibol; Voleibol de areia.
Apontamentos para re-significa��o desta categoria de modalidades
O processo de ensino/promo��o do esporte re-significado, atrav�s deste tipo de modalidade esportiva, deve, primeiramente, respeitar algumas caracter�sticas b�sicas, como a necessidade da presen�a de advers�rio, a ocorr�ncia de oposi��o, e disputa pela posse do implemento do jogo (bola ou algum outro objeto), a necessidade de avan�ar ao campo advers�rio e defender o pr�prio, al�m de atingir a meta, evitando que o advers�rio chegue � defendida (Bayer, 1994).
De acordo com essas caracter�sticas, o primeiro passo para o ensino/promo��o dessas modalidades � o entendimento de que os advers�rios s�o inerentes e necess�rios � pr�tica e que n�o devem ser considerados inimigos, mas simplesmente, jogadores que atuam por outra equipe.
Por�m, � impl�cito ao advers�rio o desejo de atrapalhar as a��es do time oposto, al�m de tentar realizar mais pontos do que este.
A fim de lidar com esse quadro, � desnecess�ria a nomea��o e a valoriza��o de um vitorioso$5 minimum deposit online casinodeterminadas disputas, evitando que as situa��es de adversidade se transformem$5 minimum deposit online casinorivalidade.
� preciso destacar que num processo dessa magnitude, o papel do advers�rio � de um sujeito que proporcionar� a disputa pela posse do implemento e, assim, contextualizar� uma raz�o ao jogar.
Outro fator a ser tratado � a necessidade do jogo$5 minimum deposit online casinoequipe, pois estas modalidades caracterizam-se por$5 minimum deposit online casinonecessidade de coletividade, considerando que algumas a��es de cunho individualista podem ser entendidas como coletivas, pois, ao realizar um drible$5 minimum deposit online casinodois advers�rios, um atacante de futebol pode n�o ter a necessidade de realizar uma terceira a��o, devido ao posicionamento correto de seu colega, atraindo a marca��o do terceiro advers�rio.
Alguns autores como Bayer (1994) e Garganta (1995) sugerem essa necessidade de coletividade, tanto$5 minimum deposit online casinositua��o de defesa quanto de ataque, assim como, tanto para condu��o do implemento do jogo ao alvo quanto para o preenchimento de espa�os vazios no campo de jogo.
Cabe ent�o ao professor/promotor realizar atividades e jogos pr�prios ao ensino/promo��o dessas modalidades que valorizem o entendimento do advers�rio como um colega para a pr�tica, e a valoriza��o do car�ter de grupo e coletividade dentro da equipe, estimulando a a��o de todos dentro do jogo e valorizando a��es t�ticas, que nem sempre deixam o jogador com a posse do implemento, estimulando a participa��o e despertando o sentimento de realiza��o e atua��o ativa em$5 minimum deposit online casinoequipe, mesmo que n�o detenham a posse do implemento central durante a maioria do tempo.
A quest�o n�o � o m�todo de ensino/promo��o ou a habilidade motora trabalhada, mas sim o procedimento pedag�gico adotado (FERREIRA, 2009).
S�o os retornos prestados pelo professor/promotor aos envolvidos que garante a re-significa��o.
� a valoriza��o do processo e do sentimento de supera��o, o est�mulo ao aprendizado e � busca pelo prazer e o dep�sito$5 minimum deposit online casinosegundo plano do resultado e da valoriza��o da vit�ria.
Um exemplo aplicado deste processo tem-se no revezamento de equipes$5 minimum deposit online casinocampo de jogo.
Ao manter sempre o vencedor das partidas$5 minimum deposit online casinoatua��o valoriza-se a vit�ria acima de outras vertentes do esporte.
Quando a entrada ou sa�da de equipes deriva de uma ordem pr�-determinada, por exemplo, a certeza da participa��o e do aguardo faz com que o processo de atua��o seja mais importante do que seu resultado.
Concluindo, � preciso que num processo de ensino/promo��o de esportes coletivos na escola, seja criado um ambiente$5 minimum deposit online casinoque a participa��o ativa de todos, a coletividade, o entendimento t�tico e do contexto do jogo, a cria��o e adapta��o de regras por parte dos alunos e o entendimento da exist�ncia de adversidade, e formas de lidar com ela, sem que se transforme$5 minimum deposit online casinorivalidade, sejam estimuladas pelo professor/promotor, colaborando para que os objetivos do ensino/promo��o do esporte re-significado sejam alcan�ados.4.1.1.2.Jogos individuais
Formas de mensura��o de performance
: � considerado vencedor o indiv�duo que contabilizar o maior n�mero de pontos entre os participantes
Rela��o competitiva entre advers�rios
: Igualmente aos esportes coletivos, o car�ter de oposi��o, ou presen�a de advers�rio � primordial para a realiza��o de um jogo esportivo individual com implemento.
Nestas modalidades, os advers�rios disputam a posse de bola para que seja poss�vel atingir a meta do jogo.
Objetivo da disputa
: A meta a ser alcan�ada durante esses jogos � a condu��o e alcance do implemento central do jogo (bola) at� o alvo defendido pelo jogador advers�rio.
Exemplos
: Badminton; T�nis de campo; T�nis de mesa.
Apontamentos para re-significa��o desta categoria de modalidades
Alguns dos jogos individuais com implemento, no caso o T�nis de Campo, T�nis de Mesa, Badminton, exigem, al�m do implemento central do jogo (bola, peteca etc.
), algum outro material como raquete, por exemplo (sendo este um implemento de aux�lio no jogo).
Segundo Stucchi (1993), esse fator pode ser um s�rio complicador num processo de ensino/promo��o desses esportes, pois o disp�ndio financeiro com esses utens�lios � alto, obrigando muitas vezes o professor/promotor a buscar alternativas, como materiais mais baratos ou adaptados (como rede de v�lei fixada no solo, no caso do t�nis de campo), ou at� algum outro desenvolvido pelos pr�prios alunos, que sirva para a viv�ncia e aprendizagem dessas modalidades.
Stucchi (1993) atenta para outra quest�o a respeito da necessidade de um implemento de aux�lio, a exig�ncia de familiariza��o do aluno com esse objeto.
Segundo esse autor, � preciso que o aluno domine a movimenta��o do bra�o e do objeto como um �nico corpo (entendendo este implemento como parte dele), podendo assim, ampliar suas possibilidades de jogo.
Em rela��o ao ensino/promo��o destas modalidades esportivas, pode-se destacar uma grande semelhan�a$5 minimum deposit online casinorela��o aos esportes coletivos, pois, embora o jogador atue sozinho, as inten��es e formas de disputa do jogo s�o as mesmas.
Dessa forma, pode-se destacar a necessidade da presen�a de um advers�rio para a realiza��o da disputa.
Um fator importante a ser considerado nesse processo � o de que, ao jogar sozinho, o aluno necessita de certa autonomia$5 minimum deposit online casinosuas decis�es, assim como a responsabilidade total por seus atos e pelas ocorr�ncias no jogo, sendo esse um ponto que requer uma aten��o especial por parte do professor/promotor, devido ao fato de, ao tomar atitudes n�o t�o ideais ao momento do jogo, o aluno possa vir a criar um sentimento de fracasso e avers�o � pr�tica.
Da mesma forma, se o car�ter competitivo e a busca pela vit�ria n�o forem valorizados, essas modalidades expressar�o uma oportunidade de desenvolver no aluno$5 minimum deposit online casinoautonomia e responsabilidade por suas a��es.
Portanto, num processo de ensino/promo��o destas modalidades � importante considerar, assim como nos esportes coletivos, a oportunidade dos alunos sugerirem, alterarem e adaptarem regras, de acordo com as necessidades observadas por eles e pelo professor/promotor.
Em rela��o �s atividades, estas podem valorizar o entendimento t�tico do jogo e a capacidade do aluno de tomar decis�es, estando ausente a nomea��o de vencedores e perdedores, sendo, como crit�rio de escolha de advers�rios, ou alguma forma a ser discutida com os alunos, que n�o proporcione situa��es de exclus�o de algum indiv�duo perante o grupo.
Concluindo, � importante durante esse processo que os alunos tenham liberdade para desenvolverem formas pr�prias de relacionamento com os implementos do jogo, al�m de interferirem nas altera��es, cria��es e adapta��es das regras dos jogos propostos, estimulando a criticidade e a autonomia ao expressar-se.
� importante tamb�m salientar a valoriza��o da presen�a do advers�rio como necess�ria � realiza��o do jogo, evitando a rivalidade, al�m de n�o denominar vencedor e "campe�es", desprestigiando a compara��o direta e taxativa entre os alunos.4.2.
Modalidades de demonstra��o
Formas de mensura��o de performance
: Notas de ju�zes atribu�das aos participantes, de acordo com suas realiza��es de movimentos e tarefas durante a disputa.
Tem o melhor desempenho quem obt�m a melhor m�dia de notas.
Rela��o competitiva entre advers�rios
: Para a participa��o e viv�ncia de um indiv�duo numa modalidade desta categoria n�o � necess�rio o contato direto com um advers�rio, pois a atua��o do participante � desvinculada de outros.
A rela��o competitiva entre oponentes ocorre atrav�s da compara��o das notas recebidas pelos mesmos.
Objetivo da disputa
: A meta do participante � realizar os movimentos e as tarefas exigidas pela competi��o com a maior perfei��o poss�vel$5 minimum deposit online casinorela��o �s normas pr�-determinadas pela organiza��o da mesma.
Exemplos : Gin�stica art�stica; Gin�stica r�tmica; Nado sincronizado; Saltos ornamentais; Trampolim acrob�tico.
Apontamentos para re-significa��o desta categoria de modalidades
Esta categoria de modalidades engloba um campo no qual h� grande ocorr�ncia de um processo de aprendizagem e treinamento baseado$5 minimum deposit online casinoexerc�cios e t�cnicas pr�-definidas e padronizadas.
Um ponto muito presente nessas modalidades, devido �$5 minimum deposit online casinoforma de disputa e objetivo dos participantes, � a busca pela excel�ncia t�cnica de acordo com a est�tica de gestos, pois o desempenho � medido atrav�s da avalia��o do grau de perfei��o na execu��o de movimentos e exerc�cios.
Segundo Ayoub (2003), a Gin�stica exerce um papel de "endireitamento" ou "educa��o" do corpo, ou seja, um processo de determina��o de normas de movimentos e pedagogiza��o de gestos pr�-definidos.
Devido a esta caracter�stica, essas modalidades normalmente s�o pautadas$5 minimum deposit online casinotreinos de exerc�cios e movimentos padronizados, al�m da elabora��o de s�ries de exerc�cios para apresenta��es.
Conseq�entemente, a exig�ncia sobre o praticante � a busca por um realizar t�cnico previamente definido, dentro dos padr�es estabelecidos pelos �rg�os controladores do meio.
De acordo com essa realidade, num processo de ensino/promo��o dessas modalidades, o professor/promotor n�o precisa pautar-se no desenvolvimento puro de exerc�cios padronizados, exigindo dos alunos um realizar t�cnico o mais pr�ximo poss�vel de determina��es pr�-estabelecidas.
Esse professor/promotor pode propor atividades que valorizem a liberdade de cria��o e de transforma��o das formas de movimentos por parte dos alunos, sem o enfoque de busca por alta performance.
Um ponto importante � a forma com que pode ocorrer o aprendizado de t�cnicas pr�prias dessas modalidades.
Esse ensino/promo��o n�o precisa, necessariamente, ser pautado$5 minimum deposit online casinos�ries anal�ticas que decomp�em o exerc�cio$5 minimum deposit online casinopartes, sendo essas repetidas insistentemente at� a compreens�o do mesmo como um todo.
Este pode ser pautado$5 minimum deposit online casinoatividades que privilegiem o ato de brincar e criar do aluno, atrav�s de pr�ticas que proponham formas de se movimentar, para que, com a ajuda do professor/promotor, a crian�a atinja o aprendizado desejado.
Aprender Gin�stica [...
] significa, portanto, estudar, vivenciar, conhecer, perceber, confrontar, interpretar, problematizar, compartilhar, apreender as in�meras interpreta��es da gin�stica para, com base nesse aprendizado, buscar novos significados e criar novas possibilidades de express�o g�mnica.(Ayoub, 2003, p.87)
Portanto, essa categoria de modalidades, embora embasada num ambiente que exija do praticante a busca pela melhora de realiza��o de movimentos, pode ser ensinada/promovida de forma a proporcionar uma oportunidade para os alunos se movimentarem de maneira mais aut�noma, descobrindo meios pr�prios de faz�-lo.
Dentre as categorias$5 minimum deposit online casinoestudo, essa � a que mais se aproxima do aprendizado pautado na descoberta do movimento$5 minimum deposit online casinosi, sem a inten��o de utiliz�-lo para outros fins, como nos jogos, para conduzir um implemento, nas lutas, para atingir o advers�rio e nas modalidades de compara��o direta de performances, para realizar tarefas da forma mais eficiente poss�vel.
O movimento nesta categoria de demonstra��o ocorre por si s�, proporcionando liberdade e riqueza de possibilidades de express�o aos alunos durante tais pr�ticas.
Nista-Piccolo (1995) sugere uma organiza��o de aula/sess�o de gin�stica formada por tr�s momentos, sendo o primeiro baseado no contato dos alunos com o tema de aula e descoberta de possibilidades de a��o por parte dos mesmos; no segundo as atividades s�o propostas$5 minimum deposit online casinoforma de problemas a serem resolvidos pelos alunos, fazendo com que os mesmos criem alternativas de a��o dentro da proposta do professor/promotor; no terceiro momento, caso algum elemento objetivado pelo professor/promotor n�o tenha sido trabalhado ou descoberto pelos alunos, este � apresentado ao grupo, por�m, oportunizando aos mesmos a possibilidade de explora��o sobre o conte�do de forma livre e l�dica.
Segundo Ayoub (2003), esse modelo de aula estimula a liberdade de express�o, a explora��o e a descoberta de novas possibilidades de a��o, o que favorece o desenvolvimento da criatividade e a autonomia dos alunos, incentivando-os a pensarem sobre a pr�tica e criarem formas pr�prias de express�o$5 minimum deposit online casinorela��o ao tema proposto pelo professor/promotor.
� poss�vel ainda acrescentar que essa pr�tica propicia a troca de experi�ncias entre os alunos, desenvolvendo$5 minimum deposit online casinocapacidade de decis�o e comunica��o dentro de um grupo.
Portanto, o ensino/promo��o das modalidades pertencentes a essa categoria pode priorizar o desenvolvimento da capacidade de decis�o e a��o do aluno, incentivando-o a criar e manifestar-se de acordo com suas experi�ncias e trocas de conhecimentos com colegas.4.3.
Modalidades de compara��o direta de performances atl�ticas
Formas de mensura��o de performance
: Resultados definidos atrav�s da mensura��o de �ndices obtidos atrav�s de pontos, tempos, alturas, dist�ncias, pesos ou outra forma de medida direta e objetiva da performance do atleta.
Vence o participante que obtiver �ndices de desempenho mais elevados$5 minimum deposit online casinorela��o aos advers�rios.
Rela��o competitiva entre advers�rios
: Para a participa��o e viv�ncia de um indiv�duo numa modalidade desta categoria n�o � necess�ria a presen�a de um advers�rio, pois a atua��o do participante � diretamente desvinculada de outros.
A rela��o competitiva entre advers�rios d�-se atrav�s da compara��o de resultados entre os participantes.
Objetivo da disputa
: A meta do participante � realizar as tarefas exigidas pela disputa com o melhor �ndice de realiza��o poss�vel, considerando os pontos, tempos, alturas, dist�ncias e pesos obtidos pelo atleta durante a competi��o.
Exemplos
: Arco e flecha; Atletismo; Canoagem; Ciclismo; Hipismo; Levantamento de pesos; Nata��o; Pentatlo moderno; Remo; Tiro; Triatlo; Vela.
Apontamentos para re-significa��o desta categoria de modalidades
Em rela��o a esta categoria de modalidades esportivas, � importante considerar o trabalho de Kunz (1994), no qual � proposta a transforma��o did�tico-pedag�gica do esporte, baseando-se e exemplificando suas id�ias atrav�s do ensino/promo��o do atletismo.
Nessa proposta, um item marcante � a eminente desvaloriza��o da competi��o, pois, considerando a forma de mensura��o e compara��o de resultados desse grupo de modalidades, nota-se que, para a realiza��o de$5 minimum deposit online casinopr�tica, n�o � necess�ria a presen�a de um advers�rio, pois o Se-movimentar (KUNZ, 1994) pr�prio dessas atividades consiste na realiza��o de movimentos desvinculados dos de outros praticantes, sendo a rela��o entre os indiv�duos que disputam estar ligada � compara��o de �ndices obtidos pelos mesmos.
Ao desvalorizar o car�ter competitivo num processo de ensino/promo��o dessas modalidades, o professor/promotor privilegiar� o ato de o aluno realizar movimentos e a��es pr�prias do conte�do ensinado, de forma desvinculada da mensura��o e busca por �ndices e resultados, pois, neste ambiente, o fato mais importante a ser considerado passa a ser a viv�ncia e a realiza��o dos alunos, n�o a marca alcan�ada pelos mesmos.
Kunz (1994) aponta formas de pr�tica adaptadas, com materiais e regras adequados � realidade dos praticantes, como a utiliza��o de materiais alternativos para o ensino/promo��o do atletismo, como bolas mais leves para arremessos e a adapta��o de dist�ncias e alturas a serem superadas, por exemplo.
Outro fator a ser considerado � a �nfase dada ao ensino/promo��o da t�cnica$5 minimum deposit online casinorela��o a essa categoria de modalidades.
Considerando que num ambiente de alto rendimento os atletas treinam para alcan�ar uma t�cnica que seja a mais eficiente poss�vel, na expectativa de alcan�ar �ndices cada vez melhores, o processo de treinamento dos mesmos � centrado numa forma de se movimentar extremamente espec�fica e cientificamente determinada, ocorrendo certa padroniza��o de formas de movimento.
J� no ambiente escolar, considerando os objetivos e valores a serem transmitidos pelo ensino/promo��o do esporte re-significado, o aprendizado deve ocorrer de forma a estimular nos alunos o desenvolvimento de meios pr�prios de Se-movimentar, de acordo com os objetivos da aula, atrav�s de atividades de car�ter l�dico, desvinculadas de princ�pios do treinamento esportivo e de mensura��o de �ndices.
Portanto, a pr�tica a ser utilizada pelo professor/promotor deve ser pautada no est�mulo � participa��o e interfer�ncia por parte dos alunos, tanto no desenvolvimento e adapta��o das atividades, quanto na valoriza��o da capacidade de criar e transformar formas de Se-movimentar pr�prias de cada indiv�duo, vivenciando as sensa��es proporcionadas pelas pr�ticas dessas modalidades, como o correr r�pido ou por longo tempo ou saltar, por exemplo.4.4.
Modalidades de oposi��o sem disputa por implemento central
Nessa categoria de modalidades, de acordo com os crit�rios desenvolvidos, s�o agrupadas essencialmente diversas formas de Lutas, devido � compatibilidade entre a defini��o destas e as caracter�sticas desse grupo.
Formas de mensura��o de performance
: Considerando a defini��o de Luta de Nakamoto et.
al (2004), como atividades que se constituem$5 minimum deposit online casinooposi��o, geralmente entre duas pessoas, na qual o alvo a ser atingido est� no pr�prio oponente e n�o fora dele, fazendo-se necess�ria a possibilidade de ataque m�tuo$5 minimum deposit online casinoqualquer situa��o e momento.
A mensura��o de desempenho$5 minimum deposit online casinocompeti��es dessas modalidades respeita essas determina��es e ocorre atrav�s de pontos obtidos pelos participantes no alcance dos alvos, permitindo a possibilidade de final de disputa$5 minimum deposit online casinoalguns casos, atrav�s do alcance m�ximo de pontos, do nocaute do advers�rio ou alguma realiza��o que signifique a determina��o do vencedor da luta.
Rela��o competitiva entre advers�rios
: Igualmente aos Jogos de oposi��o com disputa por implemento central, o car�ter de oposi��o, ou presen�a de advers�rio � primordial para a realiza��o, inclusive pelo fato de que o alvo encontra-se no pr�prio oponente.
Objetivo da disputa
: Alcan�ar um n�mero maior de pontos do que o advers�rio ou o encerramento da disputa atrav�s do alcance de uma pontua��o m�xima ou nocaute do advers�rio.
Exemplos
: Esgrima; Luta Greco-romana; Luta livre; Jud�; Pugilismo; Tae-kwon-do.
Apontamentos para re-significa��o desta categoria de modalidades
Inicialmente, o ensino/promo��o de modalidades de Luta na escola deve ter como objetivo a viv�ncia nessas atividades e das sensa��es proporcionadas por elas, al�m da possibilidade de Se-movimentar, de forma contextualizada,$5 minimum deposit online casinosintonia com o parceiro.
Um fator importante a ser considerado pelo professor/promotor ao ensinar modalidades pr�prias desse grupo � o conceito de luta a ser adotado pelo mesmo.
De acordo com a conceitua��o de Nakamoto et al.
(2004), o ato de lutar � vinculado ao de jogar, pois$5 minimum deposit online casinopr�tica necessariamente ocorre com a presen�a de um advers�rio, e a l�gica central da mesma � baseada no alcance e prote��o do alvo por parte dos praticantes.
Dessa forma, num processo de re-significa��o do esporte atrav�s do ensino/promo��o desse grupo de modalidades, � importante que sejam considerados a necessidade da exist�ncia de um advers�rio e o papel deste como possibilitador da pr�tica, n�o sendo nomeado como um inimigo a ser combatido, mas sim, um colega ou parceiro de atividade.
Tal medida � importante, pois, al�m de transmitir valores de coopera��o e conviv�ncia entre advers�rios, entendendo o opositor como um indiv�duo que colabora para a realiza��o da pr�tica, o ato de lutar, tendo como alvo o advers�rio, proporciona aos alunos um ambiente que exige respeito e limites de a��o, visando at� mesmo � integridade f�sica de todos.
� importante que o processo n�o seja limitado � aprendizagem de t�cnicas pr�-determinadas de modalidades de lutas espec�ficas, pois, o objetivo � proporcionar um ambiente pautado no est�mulo ao Se-movimentar$5 minimum deposit online casinorela��o ao colega, de acordo com a contextualiza��o da pr�tica, sendo a mesma uma oportunidade de rela��o corporal entre os alunos, na qual o toque e a sensibilidade de suas formas de movimento e do colega s�o privilegiados.5.
Considera��es finais
O esporte re-significado no ambiente de lazer n�o � uma forma antag�nica ao modelo oficial exposto no alto rendimento.
Na verdade � uma alternativa que prioriza quest�es ligadas � participa��o social e adequa��o da pr�tica aos anseios e necessidades dos praticantes.
Sua aplica��o faz-se leg�tima e coerente quando o ambiente esportivo � adequado.
A inten��o final deste ensaio foi refletir sobre processos pedag�gicos de re-significa��o da pr�tica esportiva de acordo com particularidades de modalidades espec�ficas.
Isso n�o pode ser confundido com uma nega��o ao esporte de alto rendimento.
Muito pelo contr�rio.
� uma tentativa de adequar a pr�tica esportiva aos diferentes prop�sitos e ambientes$5 minimum deposit online casinoque ela possa ser inserida, e desse modo, otimiz�-la para que seja positiva para o desenvolvimento humano dos envolvidos nesse espa�o, estreitando seus la�os com o fen�meno esportivo como um todo.
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O jogo de t�nis na escola: uma tentativa de populariza��o e inclus�o no conte�do da Educa��o F�sica Escolar.
Disserta��o de mestrado, Universidade Metodista de Piracicaba, 1993.
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