resumo: - Comprovante de resid�ncia Amigo (convidado de associado) pode visitar o Clube?
Marcelo Fernandes fica no Santos ap�s a chegada de Carille? Entenda situa��o
Profissional trabalhou junto de CarilleApostas on-line com b�nus2023
O Santos tem F�bio Carille definido como t�cnico, mas recebeu a tarefa de lidar com a situa��o de Marcelo Fernandes, que ocupava o comando da equipe de futebol do Peixe.
Contudo, o clube j� possui planos para Marcelo. Por conta da boa rela��o do ex-jogador com Carille, ele come�ar� a exercer a fun��o de auxiliar.
Na leitura do pr�prio Santos, o t�cnico, que estava presente na campanha que rebaixou a equipe para a S�rie B do Campeonato Brasileiro, � muito importante para ajudar a reerguer o Peixe por conta da boa rela��o que ele possui com os atletas.
A boa rela��o entre F�bio Carille e Marcelo Fernandes � nutrida desde a primeira passagem do atual comandante no ano de 2023. Juntos, o Peixe teve nesta passagem nove vit�rias, dez empates e oito derrotas.
Apesar do n�mero pouco impressionante, foi essencial para, no contexto da �poca, impedir a queda para a segundona do Brasileir�o. A rela��o foi interrompida no Peixe depois de Carille deixar o clube logo ap�s um come�o pouco animador no Paulist�o de 2023.
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OrigemPUBLICIDADE
Existem vest�gios da pr�tica de esportes semelhantes ao boliche entre os eg�pcios (h� pelo menos 7.
000 anos), entre os polin�sios e at� na obra grega Il�ada, de Homero.
Na Alemanha do s�culo III uma pr�tica religiosa chamada kegel originou o termo kegler , usado at� hoje para denominar os praticantes do boliche no pa�s.
Coube aos holandeses desenvolver as regras do esporte.
Em torno de 1650, jogavam uma vers�oApostas on-line com b�nusque o objetivo era derrubar com uma bola nove pinos arrumadosApostas on-line com b�nusformato de diamante no fim de uma pista de cerca de 27m.
A vers�o de nove pinos continua existindo, mas tamb�m evoluiu para uma modalidade com dez pinos que � a mais popular ao redor do mundo.
Nesta vers�o, os pinos s�o arrumadosApostas on-line com b�nusforma de tri�ngulo e a pista mede por volta de 20m.
Os pinos modernos t�m o formato de garrafa e as bolas pesam at� 7kg.
Tamb�m � mais recente a introdu��o da contagem com strikes (derrubar todos os pinosApostas on-line com b�nusuma s� jogada) e spares (derrubar todos os pinos nas duas jogadas a que os competidores t�m direito a cada rodada).
BolicheHist�ria
O boliche surgiu por volta no s�culo III na Alemanha, mas h� ind�cios de um esporte parecido praticado pelos eg�pcios 7 mil anos atr�s ou pelos �ndios da Polin�sia nos s�culos seguintes.
Na Inglaterra, um outro jogo semelhante tamb�m era praticano.
O esporte era praticado na grama e tinha por objetivo colocar a bola o mais perto poss�vel do alvo, sem derrub�-lo.
Mas foi na Alemanha que o boliche come�ou a encontrar aApostas on-line com b�nusvers�o moderna.
O esporte nasceu como uma pr�tica religiosa, na qual os fi�is atiraram pedrasApostas on-line com b�nusseu "Kegel" (uma esp�cie de bast�o que carregavam para a prote��o).
O "Kegel" representava o C�u.
Assim, quem conseguisse derrub�-lo, poderia se considerar livre de pecado.
Existem v�rias refer�ncias ao esporteApostas on-line com b�nustoda a Idade M�dia na Alemanha.
Em 1325, foram promulgadas leis que limitavam o que poderia ser apostadoApostas on-line com b�nuspartidas de boliche.
Em 1463, um festivalApostas on-line com b�nusFrankfurt tinha como principal atra��o justamente uma competi��o de boliche.
Assim, a modalidade se espalhou pelos outros pa�ses europeus.
Por volta de 1650, os holandeses desenvolveram as primeiras regras do esporte.
O boliche era disputado com nove pinos organizadosApostas on-line com b�nusformato de diamante na pista.
Esta vers�o continua sendo disputada, principalmente na Europa.
J� a vers�o mais conhecida, com 10 pinos, que ser� jogada no Pan-Americano, foi criada nos Estados Unidos no s�culo 19.
As regras atuais foram criadasApostas on-line com b�nus1875, com o surgimento da Associa��o Nacional de Boliche dos Estados Unidos.
A entidade n�o durou muito tempo, assim como aApostas on-line com b�nussucessora, a Uni�o Americana de Boliche Amador.
Ambas, entretanto, ajudaram a consolidar o esporte nos Estados Unidos e a "exportar" a modalidade de 10 pinos para a Europa.
Em 1926, surgiu a Associa��o Internacional de Boliche, com a presen�a de Dinamarca, Finl�ndia, Alemanha, Holanda, Noruega e Estados Unidos.
J� a Federa��o Internacional de Boliche, que hoje comanda o esporte, foi criada apenasApostas on-line com b�nus1952.
O JOGO
O boliche pode ser praticado por pessoas de todas as idades, n�o importando o peso e a altura.
Pode-se jogar boliche tanto como lazer, entre amigos e familiares, como esporteApostas on-line com b�nusgrandes competi��es nacionais e internacionais, podendo ser jogado durante toda a vida, sempre com a possibilidade de obter bons resultados.
O andar correto sobre o "approach", juntamente com o arremesso da bola, � visto como um dos mais perfeitos e bonitos movimentos atl�ticos.
OBJETIVO
O Boliche tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir 10 pinos dispostos numa forma��o triangular.
Uma partida ou uma "linha" consiste de dez jogadas ("frames"), sendo queApostas on-line com b�nuscada delas o jogador tem direito a dois arremessos no m�ximo, para derrubar todos os pinos.
No caso de derrubar todos os dez pinos na primeira jogada ("strike") n�o deve jogar a segunda bola.
APPROACH(�REA DE ARREMESSO)
Antes do in�cio da pista existe uma �rea denominada "approach" (chegada), com espa�o suficiente para que o jogador d� alguns passos e arremesse a bola.
Aten��o: Quando estiver se preparando para jogar, antes de subir no "approach" observe as pistas pr�ximas, tanto �Apostas on-line com b�nusesquerda como �Apostas on-line com b�nusdireita.
Nunca saia junto com o vizinho de pista pois isso atrapalha a concentra��o de ambos.
Somente o jogador da vez � quem deve ficar no "approach".
Evite demorar para arremessar a bola, pois isso prejudica a pegada ("grip") nos furosApostas on-line com b�nusraz�o do suor nos dedos, al�m de atrasar as jogadas dos outros jogadores.
Jamais leve bebida ou comida ao "approach", pois qualquer sujeira poder� causar um acidente.
Na pr�tica � comum denominar "approach" o conjunto dos movimentos do jogador desdeApostas on-line com b�nusentrada na pista, seu posicionamento e concentra��o,Apostas on-line com b�nusmaneira de segurar e arremessar a bola at� que ela chegue aos pinos.
Para se conseguir um "approach" correto e seguro necessita-se de treinamento cont�nuo, de prefer�ncia acompanhado de um instrutor.
Dessa maneira adquiri-se a regularidade e confian�a necess�rias para executar todos os movimentos de forma autom�tica e inalter�vel.
No in�cio de treinamento � muito raro conseguir resultados expressivos, por isso n�o se incomode com um pontua��o baixa, insista no seu aprendizado que certamenteApostas on-line com b�nusm�dia ir� aumentar consideravelmente.
PISTA
A pista de madeira ou sint�tica possui 62 p�s (ou 18,20m) de comprimento por 1,07m de largura.
Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem � �rea de arremesso e o espa�o onde ficam os pinos s�o montados com madeira branca e dura (maple canadense).
O meio da pista at� onde s�o colocados os pinos � feito de madeira marfim.
Constitu�da de 39 t�buas de 1�3" unidas pelo sistema de macho e f�mea, recebe uma aplica��o de laca de poliuretano.
Diariamente aplica-se sobre a pista um �leo de fabrica��o especial, conforme especifica��es t�cnicas, que, al�m de protege-la, cria dificuldades no arremesso.
Atualmente, a maioria dos boliches est� mudando para pistas sint�ticas, muito parecidas com a f�rmica colocada sobre um aglomerado de madeira.
Esse material de 1 polegada de espessura, foi desenvolvido e aperfei�oado pelos maiores fabricantes de boliche do mundo � AMF e BRUNSWICK � inclusive sendo testado e aprovado pela NASA.
Provavelmente, voc� j� ouviu algum praticante de boliche dizer algo sobre "leitura da pista".
Isso significa que, dada a experi�ncia do jogador, ele consegue achar o ponto de sa�da e a seta mais convenientes para arremessar a bola, ap�s algumas jogadas.
Essas varia��es (sa�da e seta) dependem, basicamente, das condi��es da pista e a forma como foi passado o �leo protetor ("short", "medium" ou "long").
Antes de iniciar-se um torneio ou campeonato os organizadores autorizam um "bate-bola" (arremessos sem a contagem dos pontos) para leitura da pista e aquecimento dos jogadores.
Estes, porApostas on-line com b�nusvez, fazem arremessos n�o s� visando a sa�da e seta corretas para um "strike" mas tamb�m para atingir os pinos 7 e 10 o que ajuda no fechamento de "spare".
PINOS
Cada um dos 10 pinos tem aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de di�metro na metade deApostas on-line com b�nusaltura e 7 cm naApostas on-line com b�nusbase, pesando cerca de 1,5k.
S�o torneados e recebem uma capa pl�stica de 3mm para prote��o, sendo balanceados de acordo com as regras da FIQ que exige um m�nimo de 1.531 gramas at� 1.645 gramas de peso.
Existe uma dist�ncia m�dia de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.
Equipamentos � Acess�riosBOLAS
S�o fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poli�ster, etc.
Pesam entre 6 e 16 libras no m�ximo (2,72kg e 7,25kg), n�o devem ter mais que 27 polegadas (aproximadamente 22 cm) de di�metro.
Como escolher
No boliche deApostas on-line com b�nusprefer�ncia v� at� a prateleira de bolas e procure por uma que lhe seja mais confort�vel poss�vel, nem muito leve (normalmente destinada �s crian�as e mulheres) nem muito pesada (indicada para quando estiver mais familiarizado com o jogo).
Se voc� observar bem ver� que toda "house ball" (bola fornecida pelo boliche) tem um n�mero que indica o seu peso (em libras) para auxiliar aApostas on-line com b�nusescolha.
Experimente algumas bolas com pesos diferentes at� achar a mais adequada ao seu estilo.
N�MERO
(peso/libras) PESO APROXIMADO(em kg) OUTRA
CODIFICA��O P/PESSOAS
C/PESO PR�XIMO DE 6 e 7 2,72 kg e 3,17 kg L = leve 30 kg 8 e 9 3,62 kg e 4,08 kg 40 kg 10 e 11 4,53 kg e 4,98 kg 50 kg M = m�dia 12 e 13 5,44 kg e 5,89 kg 60 kg 14 e 15 6,34 kg e 6,80 kg P = pesada 70 kg 16 7,25 kg 80 kg ou +Como Segurar
A maneira correta para uma pegada firme e confort�vel � introduzir o polegar no furo maior da bola e os dedos m�dio e anular nos outros dois furos da bola.
Segure-a de forma correta: nem t�o forte que far� com que a levante demais, nem t�o fraco a ponto de solt�-la antes do ponto ideal.
Para evitar esse problema, procure por bolas que tenham o tamanho dos buracos bem ajustados aos seus dedos, nem muito apertados a ponto de dificultarem a sa�da deles, nem tampouco muito largos pois certamente a bola ir� cair deApostas on-line com b�nusm�o no primeiro movimento.
Depois de introduzir os tr�s dedos na bola, a palma da m�o dever� "repousar" ela para indicar a melhor escolha.
Pegue a bola com as duas m�os (*) e, se tiver que aguardar um pouco aApostas on-line com b�nusvez de jogar, segure-a no bra�o esquerdo caso seja destro ou no direito caso seja canhoto, assim voc� n�o cansa o bra�o de arremesso e evita que seus dedos fiquem suados.
(*) Aten��o: ao retirar a bola da m�quina de devolu��o segure-a de forma ao n�o deixar seus dedos expostos ao choque com outra bola eventualmente devolvida.
SAPATOS
N�o se joga boliche com qualquer cal�ado, por isso o controle do local escolhido sempre tem sapatos especiais para fornecer aos seus clientes.
Eles tem solas de couro liso e um salto especial que n�o deixa marcas no "approach".
Voc� pode comprar seus pr�prios sapatos de boliche.
Fabricados especialmente para esse esporte, eles possuem a sola do p� esquerdo inteiramente de couro para deslizar melhor quando se aproximar da linha de falta, j� a do p� direito tem apenas a ponta de couro, sendo o restante de borracha para tracionar o p� no in�cio do movimento.
Fique atento nesse detalhe pois os sapatos dos canhotos t�m o formato da sola invertido.
Entre os acess�rios para o boliche h� escovas de a�o para limpeza da sola do sapato e p�s especiais que facilitam o deslize no "approach".
Em alguns campeonatos ou torneios o uso de determinados acess�rios e produtos s�o proibidos.
LUVAS
Embora alguns instrutores desaprovem o seu uso, alguns praticantes utilizam luvas especiais para auxiliar o arremesso da bola.
Feitas de metal elas corrigem eventuais erros de posicionamento da m�o, dando mais firmeza e seguran�aApostas on-line com b�nusalguns casos.
Regras do Boliche
A FIQ (F�d�ration Internationale des Quilleurs) foi criadaApostas on-line com b�nus1952 para aumentar o interesse mundial pelo boliche e a amizade entre os jogadores de diferentes pa�ses, atrav�s de competi��es e torneios internacionais.
Apresentaremos a seguir parte das regras que foram adaptadas pela WTBA (ASSOCIA��O MUNDIAL DE BOLICHE DEZ PINOS) para seus torneios e serve como um guia voltado para a uniformidade do jogo.
Elas existem basicamente na presen�a de �rbitros gerais e seus auxiliares que devem estar atentos �s anota��es das partidas.
Existem, atualmente, boliches com anotadores computadorizados, por�m a FIQ exige que �rbitros acompanhem os dados para evitar erros.
Todo torneio aprovado pela FIQ ou pela WTBA deve ser conduzido com o equipamento e pinos que tenham sido aprovados nos testes oficiais da WTBA de modo que possa cumprir com as especifica��es da WTBA.
ESPECIFICA��ES DAS PISTAS DE BOLICHE REGULARES
OBS: 1 polegada = 2,54 cm; 1 p� = 12 polegadas = 30,48 cm
COMPOSI��O: Uma pista de boliche regular, incluindo as canaletas, as tabelas, e o approach, deve ser constru�da de madeira ou de outro material aprovado.
As bordas do deck de pinos, do arremate da pista, das tabelas , das canaletas e das inclina��es das canaletas, podem ser refor�ados com fibra ou com outro material sint�tico.
O approach pode ser feito de outro material de acordo com as especifica��es abaixo citadas.
APPROACH: Antes da linha de falta deve haver uma superf�cie limpa e nivelada de no m�nimo 15 p�s de comprimento.
Existe uma toler�ncia de 1/4 de polegada na profundidade das depress�es ou encaixes.
LINHA DE FALTA: A linha de falta n�o deve ser menor que 3/4 de polegada de largura nem maior que 1 polegada de largura e deve ser marcada claramente (ou encaixada na pista).
Deve se estender desde a pista at� qualquer parede ou pilastra adjacente ou dentro do alcance do jogador.
DISPOSITIVO DETECTOR DE FALTA: Cada boliche deve ter um dispositivo detector de falta ou um juiz de falta colocado diretamente na linha ou imediatamente atr�s da linha de falta de maneira que o juiz de falta tenha uma vis�o completa e sem obst�culos de todas as linhas de falta.
PISTAS
COMPRIMENTO � O comprimento total de uma pista regular � de 62 p�s 10 3/16 polegadas medidas desde a linha de falta ate o fosso (sem incluir o arremate da pista), com uma toler�ncia de 1/2 polegada.
Deve haver 60 p�s da linha de falta ao centro da marca do pino 1, com uma toler�ncia de 1/2 polegada.
Deve haver 34 3/16 polegadas do centro da marca do pino 1 at� o fosso (n�o incluindo o arremate da pista).
LARGURA � A pista n�o deve ter menos de 41 polegadas e nem mais de 42 polegadas de largura.
A pista mais a canaleta n�o deve ter menos de 60 e nem mais de 60 1/4 de polegada.
Exemplo: Em pistas de 42 polegadas as canaletas n�o devem ter menos que 9 e nem mais de 9 1/8 polegadas.
SUPERF�CIE � A superf�cie entre a linha de falta e o arremate da pista n�o deve ter nenhum buraco, nenhuma depress�o nem ressaltos maiores que 0.04 polegadas.
Alem disso n�o deve haver inclina��es transversais que excedam 0.04 polegadas.
No deck dos pinos, a superf�cieApostas on-line com b�nustodo seu comprimento n�o deve ter inclina��es maiores que 3/16 polegadas, dentro da dimens�o m�xima de 42 polegadas.
DECK DOS PINOS � O deck dos pinos deve ser constru�do inteiramente de madeira ou outro material aprovado.
O acabamento de fibra n�o deve medir mais que 1/4 de espessura e n�o mais que 1 1/2 de largura.
Na hora de instalar o acabamento de fibra, este pode ser atado desde o lado do deck dos pinos que fique pr�ximo canaleta devendo se estender at� o lado oposto do fosso.
O acabamento de fibra deve ser instalado verticalmente, sendo assim, a largura n�o deve exceder 1/4 de polegada.
As bordas do deck dos pinos devem ser constru�das num raio menor que 5/32 polegadas.
ARREMATE DO FINAL DA PISTA � O arremate do final da pista n�o deve exceder 2 polegadas de espessura e pode ser preso atr�s da pista.
N�o deve haver mais de 5 polegadas no total da superf�cie de jogo, incluindo o arremate, atr�s dos pinos 7, 8, 9, e 10.
CANALETAS � Devem ser colocadasApostas on-line com b�nuscada lado da pista, come�ando na linha de falta e estendendo-se paralela � pista at� o fosso.
LARGURA � As canaletas n�o devem ter menos de 9 polegadas e nem mais de 9 1/2 de polegadas de largura.
As canaletas mais a pista n�o devem ter menos que 60 e nem mais que 60 1/4 polegadas de largura.
PROFUNDIDADE � De um ponto distante at� 15 polegadas � frente da marca do pino 1, as canaletas devem ter o fundo quadrado.
A parte quadrada das canaletas deve declinar gradualmente e deve ser firmemente fixada para que quando entrem no fosso seu ponto menos profundo n�o esteja a menos que 3 1/2 polegadas e seu ponto mais profundo n�o esteja a mais de 3 3/4 da superf�cie da pista.
O restante de cada canaleta deve ser c�ncavo e deve ser constru�da de madeira ou de material sint�tico.
Esse restante de canaleta deve,Apostas on-line com b�nusseu centro, medir pelo menos 1 e 7/8 de polegada de profundidade.
CANALETA INCLINADA � Uma canaleta inclinada n�o excedendo 7/8 de polegada de altura e 3/4 de polegada de largura de um ponto distante at� 15 polegadas frente do pino 1 e crescendo gradativamente para no m�ximo 1 1/2 de polegadas de altura por 3/4 de polegada de largura, oposta aos pinos 7 e 10 deve ser seguramente fixada no canto mais baixo das canaletas.
MARCA DOS PINOS � As marcas dos pinos, onde os pinos devem estar colocados, devem ser claramente marcadas atrav�s de estampa, pintura ou encaixe na pista e devem ter 2 1/4 de polegada de di�metro e um espa�o de 12 polegadas de centro para centro e os pinos e suas marcas devem ser conhecidos pelos seguintes n�meros:
Deve ter tr�s polegadas do centro dos pinos 7 a 10 para o fosso (n�o incluindo o arremate da pista).
N�o deve haver menos que 2 1/2 polegadas e nem mais de 3 polegadas do centro dos pinos 7 e 10 para o lado adjacente do deck dos pinos.
A dist�ncia do centro da marca dos pinos do canto e a beira da pista mais a canaleta adjacente n�o deve medir menos de 12 e nem mais de 12 1/8 para as separa��es de madeira.
N�o deve haver menos de 30 polegadas do centro do pino 1 para a frente de qualquer parte de madeira.
Deve haver 31 3/16 polegadas do centro do pino 1 para uma linha tra�ada atrav�s do centro dos pinos de tr�s e 34 3/16 polegadas para o fosso ( n�o incluindo o arremate da pista).
M�QUINA REARMADORA � Nos estabelecimentos que usem m�quinas rearmadoras, estas devem ser checadas anualmente.
Se algo errado for encontrado, n�o dever� ser concedida aprova��o at� o conserto.
TABELAS � As tabelas ou partes laterais n�o devem ter menos que 17 e nem mais que 24 polegadas de altura acima da pista e devem estender-se de um ponto distante at� 15 polegadas � frente do pino 1 at� a parede do batente traseiro.
As tabelas devem ser colocadas paralelas � pista .
A dist�ncia entres as faces de madeira das duas tabelas n�o deve ter menos de 60 e nem mais que 60 1/4 polegadas.
PLACAS DE FIBRA � As tabelas podem ser cobertas com uma camada de fibra vulcanizada dura que n�o exceda 3/16 polegadas de espessura.
FOSSO � Em pistas sem m�quinas autom�ticas n�o deve haver menos de 10 polegadas do ch�o do fosso ao topo da pista e nem menos que 9 1/2 polegadas da cobertura do fosso at� o topo da pista.
O fosso n�o deve ter menos de 30 polegadas de largura desde o final da pista (incluindo do arremate da pista) at� o batente traseiro.
Especifica��es do fosso onde h� m�quinas autom�ticas ser�o desenvolvidas para cada m�quina no momentoApostas on-line com b�nusque for concedida a aprova��o.
BATENTE TRASEIRO � O batente traseiro deve sempre ser coberto com um material de cor escura e deve ser constru�do de maneira a evitar que os pinos batam e voltem � pista.
MARCAS � Marcas nas pistas ou nos approachs devem ser permitidas somente com as seguintes especifica��es:
Em um ponto 12 a 16 p�s al�m da linha de falta podem ser estampados ou encaixados no m�ximo 7 marcas.
Cada marca deve ser uniforme e deve ter a forma de um ou mais pregos , flechas , diamantes , tri�ngulos ou ret�ngulos.
A superf�cie coberta por cada marca n�o deve ser maior que 1 1/4 polegadas de largura e 6 polegadas de comprimento.
Cada marca deve ser eq�idistante uma da outra e com o modelo uniforme.
Em um ponto 6 a 8 p�s al�m da linha de falta e paralelo a esta podem ser estampadas ou encaixadas na pista um m�ximo de 10 guias.
Cada guia deve ser uniforme, de formato circular e n�o deve exceder 3/4 de polegada de di�metro.
Um m�ximo de 7 guias pode ser estampada ou encaixada no approach nos seguintes pontos: de 2 a 6 polegadas, 9 a 10 p�s, 11 a 12 p�s e 14 a 15 p�s.
Cada s�rie de guias deve ser paralela � linha de falta e uniforme.
Marcas encaixadas devem ser de madeira, fibra ou pl�stico e devem ser niveladas com a superf�cie do approach das pistas.
Quando as marcas forem estampadas, devem ser aplicadasApostas on-line com b�nusmadeira descoberta e depois serem cobertas com verniz ou material transparente similar.
Qualquer estabelecimento deve seguir as medidas e formatos aqui estipulados .
EXIG�NCIAS DE CONDICIONAMENTO DE PISTAS
As seguintes exig�ncias de condicionamento de pistas devem ser aplicadasApostas on-line com b�nustorneios aprovados e homologados pela WTBA.
O objetivo geral para a condu��o e homologa��o de todos os torneios da WTBA ser� obter uma justa condi��o de pontua��o, que permita premiar o jogo consistente e preciso.
O delegado t�cnico da WTBA, juntamente com o comit� t�cnico do torneio deve estar atento para assegurar um procedimento que garanta consistentes caracter�sticas na rea��o da bolaApostas on-line com b�nustoda a extens�o da pista (largura e comprimento) durante a competi��o.
Os procedimentos de condicionamento e limpeza devem seguir as seguintes exig�ncias:
Qualquer aplica��o na por��o condicionada da pista (incluindo o �leo esticado), deve deixar um m�nimo de 5 unidades de �leoApostas on-line com b�nustodos os pontos da superf�cie da pista.
O condicionamento incluindo o �leo esticado, n�o pode ter menos de 28 e nem mais de 45 p�s.
Qualquer dist�ncia entre 28 e 45 p�s � recomendada.
O comprimento total da pista deve ser limpo pelo menos uma vez por dia durante o torneio.
O mesmo procedimento deve ser aplicado nos tr�s dias antecedentes ao torneio.
No evento, se o comit� t�cnico do torneio decide que � necess�rio leo mais de uma vez por dia , o comprimento total das pistas deve ser novamente limpo antes da nova passagem.
Gr�ficos devem ser feitos diariamente antes do jogo e ficar dispon�veis para umeventual pedido de inspe��o.
O delegado t�cnico da WTBA est� autorizado a publicar detalhes adicionais para ajudar o comit� t�cnico no cumprimento de suas obriga��es.
ESPECIFICA��O DOS PINOS DE BOLICHE
Os procedimentos adotados na aprova��o dos pinos pelo departamento de especifica��es t�cnicas da ABC/WIBC s�o adequados.
Em conseq��ncia, a WTBA aprovar� todos os pinos aprovados pela ABC/WIBC.
MATERIAL � Pinos aprovados devem ser feitos de material duro e bom.
Cada pino pode ser constru�do de 1, ou laminado de 2 ou mais peda�os, desde que os pinos fiquem dentro das especifica��es.
Todas as lamina��es devem ser feitas paralelas ao eixo vertical do pino.
Ser� permitida madeira nova e usada, desde que os pinos novos e/ou reconstru�dos fiquem dentro das especifica��es da WTBA.
PESO � Cada pino coberto de pl�stico n�o deve pesar menos de 3 libras e 6 on�as (1531 gramas) e n�o mais de 3 libras e 10 on�as(1645 gramas).
EQUIL�BRIO � O centro de gravidade do pino deve ser medido do fundo do pino e n�o deve ser maior que 5 60/64 e nem menor que 5 40/64 polegadas.
QUANTIDADE DE UMIDADE � A quantidade de umidade de qualquer pino n�o deve ser maior que 12% e nem menor que 6%.
Em pinos laminados, cada peda�o individual n�o deve ter mais que 2% de quantidade de umidade na hora de estar colando.
ACABAMENTO � Pinos de um peda�o �nico ou laminado devem ter acabamento com madeira aprovada, eApostas on-line com b�nuscobertura deve ser transparente (clara) e/ou pintado de branco com exce��o das marcas, s�mbolos de identifica��o e nomes.
Acabamentos de madeira regular de 0.
004 polegadas de pel�cula de espessura s�o aceitos.
DESIGN E MEDIDAS � A altura de cada pino deve ser de 15 polegadas com a toler�ncia de 2/64 polegadas.
Todos os pinos devem ter uma base aprovada de pl�stico unida ou com um pl�stico ou fibra introduzido, medindoApostas on-line com b�nusseu di�metro exterior n�o menos que 2 polegadas.
O topo do pino deve ter um arco uniforme de 1.273" de raio.
Uma toler�ncia m�xima ou m�nima de 2/64 (0.
031) polegadas ser� permitida.
A mesma toler�ncia ser� permitida no di�metroApostas on-line com b�nuscima eApostas on-line com b�nusbaixo.
A diminui��o da espessura deve ser gradual de ponto para ponto, portanto, todas as linhas devem ter uma delicada curva.
Nenhuma parte da base deve estender-se al�m da liga��o da base, por�m, a por��o da base dentro da liga��o da base pode ser retirado at� 0.025 polegadas.
Todos os pinos devem ser arredondados na beira exterior da base e produzidos com um raio de 5/32 (0.
156) de polegada com a toler�ncia m�xima e m�nima de 2/64 (0.031) de polegada.
O di�metro da beira arredondada da base n�o pode ser menor que 2 polegadas.
ESPECIFICA��ES DA BOLA DE BOLICHE
MATERIAL � Uma bola de boliche regulamentar deve ser constru�da de um material n�o met�lico e deve seguir as seguintes especifica��es de peso, balanceamento e tamanho.
PESO E TAMANHO � As bolas de boliche n�o devem ter uma circunfer�ncia maior que 27 polegadas e n�o devem ter um peso maior que 16 libras.
O di�metro de qualquer bola deve ser constante.
A superf�cie da bola deve ser livre de depress�es ou buracos de desenho espec�fico, exceto por furos e cortes usados para segurar a bola, letras e n�meros de identifica��o, marcas acidentais causadas pelo gasto.
REGRAS B�SICAS1.
� Regra � DEFINI��O DO JOGO
O jogo de boliche consiste de dez frames.
Um jogador tem direito a duas bolasApostas on-line com b�nuscada um dos nove primeiros frames, a menos que um strike seja marcado.
No d�cimo frame, o jogador tem direito a tr�s bolas caso um strike ou um spare sejam marcados.
Cada jogador completar� seus frames seguindo-se a sequ�ncia normal.
Um lan�amento legal acontece quando o jogador solta a bola e essa atravessa a linha de falta e percorre a �rea de jogo.
Todo lan�amento � v�lido, a menos que se marque uma bola morta.
O lan�amento dever� ser feito apenas com as m�os.
Nenhum dispositivo que se desprenda ou que se mova pode ser incorporado bola.2.
� Regra � CONTAGEM DOS PONTOS
Exceto quando um strike for feito, o n�mero de pinos derrubados no primeiro lan�amento do jogador dever� ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o n�mero de pinos derrubadosApostas on-line com b�nusseu segundo lan�amento dever� ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente quele mesmo frame.
Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espa�o referente �quele lan�amento dever� ser preenchido com (-).
A anota��o dos dois lan�amentos dever� ser feita imediatamente.
Exemplo:
FRAMES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 PINOS DERRUBADOS X X X 7 2 8 / F 9 X 7 / 9 � X X 8 PONTOS 30 57 76 85 95 104 124 143 152 1803.� Regra � STRIKE
Um strike � marcado quando todos os pinos s�o derrubados no primeiro lan�amento do frame.
O strike � anotado com um (X) no canto esquerdo superior do quadrado correspondente ao frameApostas on-line com b�nusque todos os pinos foram derrubados.
Conta-se para um strike dez pontos mais o n�mero de pinos derrubados nas duas pr�ximas bolas.
4.� Regra � DUPLO
Dois strike consecutivos s�o um duplo.
Conta-se para um duplo vinte pontos mais o n�mero de pontos do primeiro lan�amento feito ap�s o segundo strike.
5.� Regra � TRIPLO
Tr�s strikes consecutivos s�o um triplo.
Se conta para o primeiro strike trinta pontos.
O m�ximo de pontos poss�veis num jogo de boliche � trezentos (300), e para isso s�o necess�rios doze (12) strikes consecutivos.
6.� Regra � SPARE
O spare acontece quando os pinos que n�o foram derrubados no primeiro lan�amento s�o derrubados no segundo arremesso do mesmo frame.
O spare � marcado com um (/) no lado direito superior do quadrado referente �quele frame.
A conta para um spare � de dez (10) pontos mais os pontos do pr�ximo lan�amento.
7.� Regra � ERRO
O erro acontece quando ap�s os dois lan�amentos do frame os dez pinos n�o forem derrubados, a n�o ser que os pinos que ficaram de p� formem um split.
8.� Regra � SPLIT
O split � o conjunto de pinos que restaram de p� ap�s o primeiro lan�amento do frame, sempre que o pino 1 tenha sido derrubado e:
Pelo menos um pino tenha ca�do entre dois pinos que ficaram de p�.Exemplo: 7-9/3-10.
Pelo menos um pino tenha sido derrubado imediatamente � frente de dois ou mais pinos que tenham ficadoApostas on-line com b�nusp�.Exemplo: 5-6.
OBS: Um split � identificado geralmente por um c�rculo ou quadradoApostas on-line com b�nusvolta do resultado da primeira bola.9.
� Regra � ANDAMENTO DO JOGO
Um jogo deve ser jogadoApostas on-line com b�nusduas pistas (um par), uma imediatamente ao lado da outra.
Os jogadores que competem nas equipes, trios, duplas e individuais, devem jogar um frameApostas on-line com b�nusuma pista e, no frame seguinte, alternar para a outra pista, jogando ao final da partida cinco (5) framesApostas on-line com b�nuscada pista.
OBS: No formato BAKER, os jogadores das equipes, tercetos, duplas e individuais, sucessivamente eApostas on-line com b�nusordem regular, jogam e completam consecutivamente os frames dentro de um mesmo jogo.
Os times devem alternar as pistas dentro do par depois de dez frames.10.
� Regra � ORDEM DOS JOGADORES
Um ou mais jogadores podem estar anotadosApostas on-line com b�nusum par de pistas.
Depois que se tenha come�ado a jogar uma s�rie, n�o poder� haver altera��es na ordem da pista, exceto substitui��es de acordo com as regras.11.
� Regra � JOGOS INTERROMPIDOS
Os ju�zes do torneio podem autorizar o t�rmino de um jogo ou de uma s�rieApostas on-line com b�nusoutro par de pistas quando houver falha no equipamento nas pistas iniciais.
O jogo ou a s�rie dever�o ser recome�ados do ponto onde foram interrompidos.12.
� Regra � PINOS CA�DOS V�LIDOS
Os pinos que se devem creditar ao jogador dentro de um lan�amento legal s�o:
a) Os pinos derrubados pela bola ou por outro(s) pino(s).
b) Pinos derrubados por outro(s) pino(s) que tenha batido e voltado das paredes do lado ou da parede posterior da pista.
c) Pinos derrubados por outro(s) pino(s)que tenham batido na p� enquanto esta se encontraApostas on-line com b�nusrepouso antes de varrer os pinos ca�dos na pista.
d) Pinos que fiquem inclinados apoiados na parede no canto da pista.
Todos estes pinos s�o considerados derrubados e devem ser removidos antes do pr�ximo lan�amento.13.
� Regra � PINOS CA�DOS INV�LIDOS
Quando alguma das situa��es seguintes ocorrer, o lan�amento ser� v�lido por�m o resultado do mesmo n�o ser�:
a) A bola sai da pista (cai na canaleta) antes de alcan�ar os pinos.
b) A bola bate e volta da parede posterior derrubando pinos.
c) O pino derruba outro(s) pino(s) ap�s ter batido no corpo, bra�os, e pernas do pineiro.
d) O pino � tocado pela m�quina.
e) Qualquer pino que caia quando se estiver removendo os pinos ca�dos.
f) Qualquer pino derrubado pelo pineiro.
g) Quando o jogador cometer uma falta.
h) Quando houver pinos ca�dos na pista ou na canaleta e a bola entrarApostas on-line com b�nuscontato com esses pinos antes de deixar a superf�cie da pista.
Se houver pinos derrubados ilegalmente e o jogador tiver que fazer mais lan�amentos dentro do mesmo frame, o(s) pino(s) derrubado(s) ilegalmente dever�o ser colocadosApostas on-line com b�nusseu lugar de origem.14.
� Regra � PINOS MAL COLOCADOS
Quando um lan�amento � feito, e imediatamente depois se descobre que havia pinos mal colocados, por�m nenhum faltando, o lan�amento e o resultado s�o v�lidos.
� responsabilidade de cada jogador determinar se os pinos est�o corretamente colocados.
O jogador pode insistir para que os pinos colocados de maneira incorreta sejam recolocados antes do lan�amento; de outra maneira, a coloca��o � considerada correta.
N�o pode haver mudan�as na posi��o dos pinos n�o derrubados ap�s o primeiro lan�amento, mesmo que a m�quina tenha movido ou colocado de maneira errada este pino depois do primeiro lan�amento.15.
� Regra � PINOS REBATIDOS
Pinos que tenham sido rebatidos e tenham ficado de p� na pista, devem ser contados como pinos de p�.16.
� Regra � PINOS QUE N�O DEVEM SER CREDITADOS
Nenhum pino pode ser concedido ao jogador e apenas os pinos que foram derrubados ou que foram tirados da superf�cie da pista por um lan�amento v�lido podem ser contados.17.
� Regra � REPOSI��O DE PINOS
Um pino pode partir-se ou danificar-se seriamente durante o jogo.
Neste caso, ele deve ser substitu�do por outro o mais uniforme poss�vel com o peso e a condi��o dos outros pinos.
Os ju�zes do torneio devem determinar quando a substitui��o deve ocorrer.18.
� Regra � BOLA MORTA
Uma bola � considerada morta nas seguintes situa��es:
a) Depois do lan�amento (e antes do pr�ximo lan�amento na mesma pista) , se chama imediatamente a aten��o para a falta de um ou mais pinos.
b) Quando algu�m interfere na coloca��o de qualquer um dos pinos antes da bola chegar aos pinos.
c) Quando algu�m tira ou interfere no movimento do pino antes que este tenha parado.
d) Um jogador joga na pista errada ou na hora errada.
Ou um jogador de cada time no par de pistas joga na pista errada.
e) Um jogador � fisicamente interrompido por outro jogador, espectador, objeto m�vel ou pineiro durante o lan�amento da bola e antes do lan�amento ser completado.
Neste caso, o jogador tem o direito de aceitar o resultado do lan�amento ou declarar a bola morta.
f) Qualquer pino � movido ou derrubado enquanto o jogador lan�a a bola e antes que a bola alcance os pinos.
g) Uma bola lan�ada entraApostas on-line com b�nuscontato com um objeto exterior.
Quando se declara uma bola morta, o lan�amento n�o conta.
Os pinos que estavam parados quando ocorreu a bola morta devem ser repostos e o jogador tem direito a repetir o lan�amento.19.
� Regra � JOGAR NA PISTA ERRADA
Como foi especificado na 18.
� regra, se deve declarar bola morta e o jogador ou jogadores devem voltar a jogar na pista certa quando:
a) O jogador joga na pista errada.
b) Um jogador de cada time no par de pistas joga na pista errada.b.
1) Se mais de um jogador de um mesmo time joga na pista errada naApostas on-line com b�nusvez, essa linha ser� completada sem corre��es.
Qualquer linha posterior deve ser iniciada na pista prevista anteriormente.b.
2) Em uma competi��o de confronto direto individual, onde o jogador joga dois frames de cada vez naApostas on-line com b�nusvez de jogar, se o jogador joga na pista errada, deve ser declarada uma bola morta e o jogador deve jogar nas pistas corretas, sempre que o erro seja descoberto antes de que outro jogador tenha feito o lan�amento.
De outra maneira a anota��o se mant�m, jogando todos os frames restantes nas pistas certas.20.
� Regra � DEFINI��O DE FALTA
Uma falta ocorre quando uma parte do corpo pisa ou passa a linha de falta e toca qualquer parte da pista, equipamento ou estrutura durante ou depois do lan�amento.21.
� Regra � FALTA INTENCIONAL
Quando um jogador comete uma falta deliberadamente para beneficiar-se, o resultado desse lan�amento ser� zero (0), e n�o poder�o ser realizados lan�amentos posteriores nesse frame.22.
� Regra � UMA FALTA EQUIVALE A UM LAN�AMENTO V�LIDO
Quando se registra uma falta, o lan�amento conta mas n�o � creditado ao jogador nenhum dos pinos derrubados por esse lan�amento.
Se o jogador que cometeu a falta ainda tem direito a algum lan�amento nesse frame, os pinos que foram derrubados quando a falta ocorreu devem ser recolocados.23.
� Regra � DETEC��O DE UMA FALTA
Os ju�zes do torneio podem adotar e utilizar qualquer dispositivo de detec��o de faltas autom�tico aprovado pela WTBA.
Quando n�o se tem nenhum dispon�vel, deve-se manter um juiz de linha colocado numa posi��o tal que tenha uma vis�o sem obst�culos da linha de falta.
Se um dispositivo detector de falta se encontra danificado temporariamente, os ju�zes do torneio devem definir um juiz de linha ou autorizar os anotadores oficiais a marcar faltas.24.
� Regra � FALTA EVIDENTE
Se um dispositivo autom�tico de detec��o de falta ou um juiz de linha n�o marcam uma falta que � evidente, esta deve ser marcada e declarada:
a) Aos capit�es ou a um ou mais membros de cada um dos times que est� competindo.
b) Ao anotador oficial.
c) A um juiz do torneio.25.
� Regra � APELA��O DE FALTA
N�o devem permitir-se apela��es quando se marca uma falta, a menos que:
a) Se tenha provado que o dispositivo autom�tico n�o est� operando apropriadamente.
b) Exista suficiente evid�ncia de que o jogador n�o cometeu falta.]26.
� Regra � BOLA PROVIS�RIA
Uma bola ou frame provis�rio pode ser executado por um jogador quando foi feito um protesto que envolva uma falta, uma ca�da ilegal de pinos ou uma bola morta e n�o pode ser resolvido pelas autoridades do torneio.
a) Se a discuss�o ocorre no primeiro lan�amento de qualquer frame, ou no segundo lan�amento do d�cimo frame depois de um strike no primeiro lan�amento desse frame:a.
1) Se a discuss�o � sobre uma falta, o jogador deve completar o frame, eApostas on-line com b�nusseguida, fazer um lan�amento provis�rio com todos os pinos.a.
2) Se se trata de uma ca�da ilegal dos pinos, o jogador deve completar o frame e logo depois fazer um lan�amento provis�rio aos pinos que ficariamApostas on-line com b�nusp� no caso de n�o ter acontecido a ca�da mencionada.a.
3) Se a discuss�o � sobre a declara��o de uma bola morta, o jogador deve completar o frame e logo jogar um frame provis�rio completo.
b) Se a discuss�o ocorre no lan�amento de spare, ou no terceiro lan�amento do d�cimo frame, n�o � necess�rio lan�ar uma bola provis�ria a menos que a discuss�o seja sobre se se tem ou n�o que declarar uma bola morta.
Nesse caso se deve jogar uma bola provis�ria com os mesmos pinos que estavamApostas on-line com b�nusp� quando a bolaApostas on-line com b�nusdisputa foi jogada.27.
� Regra � BOLA DE BOLICHE � PROPRIEDADE PRIVADA
Uma bola de boliche se considera propriedade do seu dono.
� proibido usar a bola de outro jogador sem o seu consentimento.28.
� Regra � BOLA DE BOLICHE � MODIFICA��O DE SUPERF�CIE
� proibido modificar ou alterar a superf�cie da bola com o uso de abrasivos ou l�quidos enquanto se est� jogando um torneio.
Todas as bolas que tenham sido alteradas devem ser retiradas da competi��o.
N�o est� proibido o uso de reconhecidos limpadores de bolas ou m�quinas de polimento durante uma competi��o.
Obs: Se se demonstra que um jogador tinha conhecimento pr�vio de que aApostas on-line com b�nusa��o estava violando esta regra, a(s) linha(s) nas quais isto ocorreu, ser�o eliminadas.
Al�m disso, o jogador pode ser retirado do torneioApostas on-line com b�nusandamento.29.
� Regra � CONSERVA��O DO APPROACH
� proibida a aplica��o de qualquer subst�ncia estranhaApostas on-line com b�nusqualquer parte do approach que impe�a os demais participantes de jogarApostas on-line com b�nuscondi��es normais.
Isto inclui, mas n�o est� limitado a, subst�ncias tais como talco, pedra pomes e resina nos sapatos; tamb�m solas de borracha macia que estraguem o approach s�o proibidas.
Talco n�o deve ser colocado dentro da �rea dos jogadores.30.
� Regra � PROTESTOS � ERROS DE ANOTA��ES
O erro de anota��o ou de soma deve ser corrigido por um juiz oficial do torneio imediatamente depois do seu descobrimento.
Os erros question�veis devem ser decididos pela comiss�o t�cnica do torneio.
O tempo limite para apresentar o protesto sobre erros de anota��o deve ser de uma hora a partir do t�rmino da partida para cada dia do torneio, mas deve ser antes da entrega da premia��o ou do come�o da partida seguinte (em torneios de elimina��o), o que acontecer primeiro.
Cada protesto dentro desta regra deve ser espec�fico e n�o se deve ser utilizado para cobrir qualquer erro igual ou similar ocorrido anteriormente.31.
� Regra � PROTESTOS � PR�-REQUISITOS � FALTAS � REGRAS GERAIS DE JOGOS
Os protestos que envolvam pr�-requisitos ou regras de jogo devem ser apresentados por escrito a um juiz oficial do torneio nas 24 horas seguintes ao jogoApostas on-line com b�nusque ocorreu a infra��o ou antes da premia��o, o que ocorra primeiro.
Quando um protesto � feito envolvendo queda de pinos ou falta, um representante da Federa��o envolvida deve estar presente no julgamento relativo ao protesto.
Se n�o se apresenta um protesto por escrito antes de que acabe o per�odo acima dito, o jogo ou jogos devem ficar como estavam.
Um protesto baseado nesta regra n�o pode ser feito para cobrir uma viola��o similar ou anterior.
Os protestosApostas on-line com b�nuscampeonatos mundiais, zonais e regionais devem ser feitos de acordo com as regras.32.
� Regra � MARCA��O OFICIAL
Num torneio � necess�rio que haja marca��es oficiais para registrar todas as partidas jogadas ou um dispositivo de marca��o autom�tica aprovado.
Caso a marca��o feita n�o seja eficaz e os jogadores afetados n�o possam corrigir os erros, eles poder�o registrar seus pr�prios pontos desde que sob a supervis�o da ger�ncia do torneio.
No torneio de confronto direto eliminat�rio, quando a contagem dos pinos n�o � levada adiante, a ger�ncia do torneio pode autorizar o jogador a guardar a marca��o.
Cada torneio e/ou partida aprovada deve manter uma marca��o indicando os pinos ca�dosApostas on-line com b�nuscada bola, para que um exame frame a frame possa ser feito.
Cada jogador ou capit�o do time deve receber uma c�pia da marca��o e assinar a c�pia oficial imediatamente ap�s jogar, para validarApostas on-line com b�nusmarca��o.
Depois de uma marca��o ter sido registrada, ela n�o pode ser mudada, a menos que haja um erro �bvio.
O erro deve ser corrigido pelo juiz oficial do torneio imediatamente ap�s ter sido descoberto.
Erros question�veis devem ser decididos pelo gerente do torneio, que, por regra, pode estipular um tempo limite para a corre��o dos erros.
Uma partida ou um frame irremediavelmente perdido pela marca��o, pode ser jogado novamente com a aprova��o da ger�ncia do torneio a menos que esse procedimento seja proibido pelas regras do torneio.33.� Regra � ATRASOS
Qualquer jogador ou time que se atrasem devem come�ar a jogar a partida do frame que estiver sendo jogado na pista ou par de pistas no qual estavam registrados.
Se estiverem escalados sozinhos devem come�ar a jogar a partir do menor frame dentre os que est�o sendo jogados na competi��o.34.
� Regra � JOGO LENTO
a) Um jogador que est� se preparando para subir no approach e fazer um lan�amento tem os seguintes direitos e obriga��es:a.
1) Pode pedir prioridade somente a um jogador que esteja se preparando para jogar na pista imediatamente �Apostas on-line com b�nusesquerda.a.
2) Deve esperar pelo jogador que est� subindo no approach ou preparando-se para jogar na pista imediatamente �Apostas on-line com b�nusdireita.a.
3) O jogador deve estar pronto para jogar quando forApostas on-line com b�nusvez e n�o deve atrasar o come�o de seu approach ou lan�amento se as duas pistas, esquerda e direita, adjacentes �Apostas on-line com b�nuspista estiverem desocupadas.
b) Quando um jogador n�o cumpre com os procedimentos mencionados no par�grafo 1 deve-se considerar jogo lento.
Um jogador que n�o cumprir com este procedimento deve ser advertido por um juiz oficial do torneio:b.
1) Com cart�o branco para a primeira advert�ncia (sem puni��o).b.
2) Com cart�o amarelo para a segunda advert�ncia (sem puni��o).b.
3) Para a terceira advert�ncia e qualquer outra advert�ncia posterior nos jogos de um mesmo bloco deve-se mostrar um cart�o vermelho ao jogador e conceder zero (0) pinos no frame.
(Obs: Os blocos de partidas est�o definidos nas regras como de sess�es de seis (6) jogos para individuais e duplas, de tr�s jogos para tercetos e equipes de cinco, e de todas as partidas do dia nos match play (round � robin)).
Caso haja alguma d�vida, a decis�o ser� tomada pelo Comit� que dirige o torneio.).
c) Para interpreta��o das imposi��es desta regra, o gerente do torneio deve especificamente inspecionar o jogador ou o time que leve mais de 4 frames atr�s do l�der no individual, duplas ou masters; ou mais de 2 frames atr�s nos tercetos ou times n�o contando os pares finais de pistas.
d) Caso haja alguma d�vidaApostas on-line com b�nusrela��o a esta regra, na final de masters a decis�o ser� tomada pelo comit� que dirige o torneio.35.
� Regra � FUMO E BEBIDA
Os jogadores n�o podem fumar, comer, consumir �lcool ou estar sob a influ�ncia de �lcool durante a competi��o (no per�odo de jogo).
Caso essa regra seja desobedecida pelo jogador, ele poder� ser suspenso do bloco de partidas que estava participando pelo comit� t�cnico.
S�o permitidas bebidas n�o alco�licas desde que consumidas fora da �rea de jogo.Fonte: www.rio2007.org.br/www.amazonbowling.com.br
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