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Uma �rea industrial ser� localizada nas proximidades do centro.
A �rea constru�da possui uma s�rie de vantagens: Desde 2002, o centro?? foi listado como de interesse p�blico na lista das 15 maravilhas da cidade de Nova York, tendo recebido de volta?? 6,5 bilh�es de visitas, incluindo 5,9 bilh�es de visitantes.
O centro tamb�m recebe o nome de Parque Nacional de Nova York?? de Charleston, a maior parte da cidade onde foi realizada a constru��o.
O "Guinness Book" reconhece a cidade de Nova Orleans,?? capital do estado do
Louisiana e tem cerca de 6,6 milh�es de adeptos com cerca de 15 milh�es de espectadores.
Por Marluci Martins
05/12/2023 10h05 Atualizado 05/12/2023
A pausa na entrevista feita por videoconfer�ncia foi inevit�vel: a aula?? de refor�o do primog�nito, Marcelo, de 14 anos, chegava ao fim, e ela precisava conversar com o professor de matem�tica?? para saber se o menino estava pronto para a prova que viria. A ci�ncia exata � mesmo presente naquele lar?? de Salvador. Aos 51 anos, Ivete Sangalo est� somando 30 de carreira, ao longo dos quais multiplicou f�s e sucessos.?? Al�m de Marcelo, a baiana � m�e tamb�m das g�meas Helena e Marina, de 5 anos, um trio que �??ganhar aposta gratis bet365prioridade de vida, de certa forma um retrato do passado da inf�ncia de Ivete e dos cinco irm�os l�?? em Juazeiro, na Bahia, onde tudo come�ou. Inclusive a trajet�ria brilhante.
Os pais, Alsus e Maria Ivete, criaram os filhos sem?? luxo, mas com boa m�sica nos ouvidos. Ele, ourives, e ela, professora prim�ria, reuniam os amigos e mandavam ver no?? gog�, sem nenhuma pretens�o de mudar de profiss�o. Era um sarau amador e familiar, com a participa��o dos filhos nos?? instrumentos musicais. �Venho de uma fam�lia musical�, lembra Ivete.
�Meu pai era um entusiasta, um apaixonado por m�sica. E minha m�e?? era uma cantora nata, uma mulher muito artista. Ela convocava os amigos para fazer pe�as de teatro, era muito din�mica?? artisticamente, e eu presenciava aquilo. Em casa, eu tocava viol�o e tudo de percuss�o. E cantava. De uma forma muito?? amadora, mas consciente do que estava fazendo. Mas era muito mais por um prazer familiar. Foi inesperado me tornar uma?? cantora profissional.�
A brincadeira come�ou a virar coisa s�ria no come�o dos anos 90, quando Ivete, j� �ntima de barzinhos e?? pra�as de alimenta��o de shoppings, decidiu se inscrever no Trof�u Caymmi, um conceituado pr�mio em Salvador. Venceu a disputa, com?? um repert�rio que variava de Tim Maia a Michael Jackson, e acabou sendo convidada no ano seguinte a ingressar na?? Banda Eva.
�Imediatamente aceitei porque na minha cabe�a eu teria ali a possibilidade de estar conectada com a m�sica. Eu n�o?? tinha ideia do que era aquilo, mas fui animad�ssima porque via a possibilidade de ter uma profiss�o, ganhar um cach�.?? Era pouquinho na �poca, mas muito digno. Eu ainda era uma cantora verdinha, sem experi�ncia, e me joguei. Foi dentro?? da Banda Eva que entendi que alguma coisa estava acontecendo diferente, fora do script. Comecei a ganhar meus primeiros f�s,?? a entender a din�mica de um show e o que era uma dire��o musical. Eu j� me relacionava com aquilo?? dentro de casa, e fui come�ando a entender as nomenclaturas do que eu vivia.�
O sucesso foi vertical, mas trouxe ang�stia.?? A agenda de shows era pesada, afastava Ivete de casa e a consumia fisicamente e mentalmente, criando expectativas e, por?? consequ�ncia, ansiedade. Eram 30 shows por m�s, Ivete j� n�o tinha controle sobre o calend�rio. Mas desistir n�o passou por??ganhar aposta gratis bet365cabe�a. �Eu via a Banda Eva como uma oportunidade. Ent�o, n�o me sentia apta a reclamar. Era uma cantora,?? tinha meu trabalho, e sucumbir n�o era uma op��o�, lembra.
Ivete aprendeu ali a conviver com a fama e criou para??ganhar aposta gratis bet365carreira um gr�fico imagin�rio que a acompanha ao longo desses 30 anos, presente tamb�m quando a corda afrouxa e?? chega a rara hora da entressafra de criatividade, trabalho ou, por que n�o, paci�ncia.
�Houve, na carreira, momentos de maresia, calmaria?? demais. Toda carreira tem um gr�fico. Se esse gr�fico n�o se movimenta, vira uma coisa doentia, pouco org�nica, sabe? Eu?? acho que, assim como a vida, a carreira de um artista tem movimentos org�nicos, momentos de maior sucesso, de menor?? sucesso, um momento em que voc� tem que se reinventar, um momento em que voc� est� de saco cheio e?? n�o quer reinventar nada, um momento em que voc� ganha um g�s absoluto. O que me fez chegar aqui �?? al�m, �bvio, do meu talento, da minha pot�ncia de trabalho e de ser uma pessoa muito ativa e consciente �?? foi perceber o gr�fico. O que mais atrapalha um artista � a ansiedade do sucesso, querer estar sempre no auge.?? Isso n�o vai acontecer. Como n�o vai acontecer o ostracismo. Isso � uma grande tolice porque o grande ostracismo de?? um artista � quando ele n�o se conecta mais com o que ele faz. A arte nunca cessa, nunca para,?? nunca te deixa na m�o�, diz.
Os shows no Maracan�, em 2006, e no Madison Square Garden, em Nova York, em?? 2010, s�o divisores de �guas na carreira longeva. Por�m, Ivete prefere n�o pontuar momentos da profiss�o, at� porque parece ter?? a percep��o de que o melhor est� por vir. O projeto Ivete 3.0 � mais uma etapa dessa vida agitada:?? um EP com quatro m�sicas est� saindo do forno, e o show Esquenta, no Maracan�, no dia 20 de dezembro,?? abre a turn� que vai rodar por 30 cidades brasileiras, em comemora��o aos 30 anos de carreira. �Com a maturidade?? que tenho, com tudo o que fui aprendendo e vivendo, diria que hoje � o meu melhor momento porque estou?? feliz em ser cantora, estou feliz em ser artista, independentemente do que algu�m possa me dizer. No show do Maracan�?? [em 2006], vivi uma emo��o incr�vel. Tive outros momentos especial�ssimos e fui inteira em tudo o que fiz na minha?? vida at� hoje�, analisa.
Leia a entrevista na �ntegra na edi��o de dezembro, que chega �s bancas no dia 08.12.
A glicemia?? desequilibrada � respons�vel por diversas quest�es, como baixa da energia e da imunidade, humor irregular, ansiedade, problemas intestinais, falta de?? concentra��o e problemas de pele. Entender como control�-la � o caminho para uma vida mais saud�vel
Maria Laura Neves, redatora-chefe da?? Vogue Brasil, detalha a edi��o deste m�s, com capa estrelada por Ivete Sangalo, que completa 30 anos de carreira
Ator est�?? de f�rias na Isl�ndia e vem compartilhando cliques da viagem emganhar aposta gratis bet365rede social
No m�s em que completa tr�s d�cadas?? de carreira, Ivete Sangalo � capa da Vogue de dezembro de 2023 e comemora o feito em looks festivos e?? hiperb�licos. Potente e muito dedicada, a baiana de Juazeiro reflete sobre o que a levou a protagonizar uma das trajet�rias?? mais brilhantes da m�sica popular brasileira
Marcas apresentam uma curadoria cuidadosa de itens seminovos ou nunca usados originais
A culpa pode ser?? do cansa�o olfativo e � poss�vel reeducar o c�rebro com alguns bons h�bitos e uma pitada de ci�ncia
Em entrevista �?? Vogue no dia em que completa 50 anos, a atriz fala sobre os tabus que envolvem a idade, autoestima, maternidade?? e planos. "Minha vers�o 5.0 est� turbinada"
O vestido transparente de Liza Bruce que a supermodelo brit�nica desfilou em 1993 foi?? o ponto de partida de Lila paraganhar aposta gratis bet365�ltima produ��o
A influenciadora participou do Big Brother Brasil em 2008
Misturando argila de?? diferentes partes do Brasil e do mundo, a artista goiana inaugura instala��o cer�mica que apresentar� por aqui no ano?? que vem
� 1996 - 2023. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material n�o pode ser publicado, transmitido por?? broadcast, reescrito ou redistribu�do sem autoriza��o.
Este � um dos meus arquivos de discuss�es passadas.
Eu n�o serei notificada de ganhar aposta gratis bet365 mensagem se a deixar aqui, por?? isso, se quer iniciar um novo tema de discuss�o ou retomar um dos temas abordado nesta p�gina, por favor fa�a-o?? na .
Abomino socks, usu�rios disputivos e aqueles que abusam da Wikip�dia para provar uma teoria.Se fores um deles..
fa�a um favor?? a si mesmo e a mim e n�o deixe-me uma mensagem.N�o ter�s resposta!
Como se constroi a Wiki.
A seguir a conclus�o dos resultados foram divulgados nos meios de comunica��o social.
Na imprensa a decis�o � muito dif�cil para?? os defensores do aluno, pela presen�a da imprensa que n�o traz seriedade.
Nos meios de comunica��o social na internet existe uma?? discuss�o generalizada das cr�ticas contra a escola.
O ensino � realizado pela "Escola B�sica do Bairro" sendo que os cursos passam?? por v�rias fases que ficam sob as regras do ENEP � ENEP Novo Mil�nio.
A escola recebeu nota m�xima de aprova��o?? do ENEP.
Al�m do projeto da Lei Geral do Esporte, aprovado na ter�a-feira (9), outro tema que envolve competi��es esportivas recebeu a?? aten��o de senadores nos �ltimos dias: a regulamenta��o das casas de apostas.
O assunto ganhou for�a com o avan�o da Opera��o?? Penalidade M�xima, do Minist�rio P�blico de Goi�s, que investiga um esquema de manipula��o de jogos de futebol atrav�s de apostas?? esportivas.
Mesmo sem um projeto sobre o tema na pauta, parlamentares usaram o espa�o do Plen�rio da Casa para criticar a?? interfer�ncia das apostas no futebol e apontar a necessidade de regulamenta��o do setor.
O debate foi puxado pelo senador Omar Aziz?? (PSD-AM) nas sess�es de ter�a-feira (9), durante a vota��o do projeto da Lei Geral do Esporte (PL 1.
825/2022), e tamb�m?? na quarta-feira (11).
O munic�pio est� localizado a uma altitude de 268 metros sobre a Linha do Equador, em rela��o aos munic�pios de?? S�o Paulo e Santa Cruz do Capibaribe (onde tamb�m fica o munic�pio de Bom Sucesso).
Seus munic�pios lim�trofes s�o Barreiras da?? Serra e Santa B�rbara d'Oeste e a oeste de Camapu�, a leste.
Segundo dados do IBGE, em 1� de setembro de?? 2018 a popula��o do munic�pio era composta por 1062 habitantes, um crescimento
de 0,26% em rela��o aos �ltimos 5 anos.
J� segundo?? o censo de 2019, a popula��o tamb�m era composta principalmente por homens e pessoas de outras religi�es, sendo o total?? de pessoas com idade compreendidas entre 15 e 64 anos, sendo os jovens que comp�em a maior parte dos ind�genas.
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Huerta, Mar de las Am�ricas Mar da Torre foi fundada pelo bispo, em 1634, Juan Manuel de Rosas como Mar?? de la Torre, em San Juan, com uma carta do Papa Pascoal II, publicado no "Libero" 6.
151 de 15 de?? julho de 1635, e com o t�tulo de "Nossa Senhora dos Milagres".
Esta igreja tornou-se muito popular durante os s�culos XVIII?? e XIX, sendo um sucesso significativo nas ilhas pr�ximas � capital da Espanha e que em meados do s�culo XX,?? se tornou a principal vila da Espanha.
A igreja da Ordem Terceira de S�o Francisco tem um campan�rio constru�do
que fica no?? topo do mar enquanto que o interior � decorado com pedras preciosas feitas de ouro, prata, pedras preciosas, e pedras?? preciosas.
A Esta��o Ferrovi�ria de Monforte (), � uma interface de passageiros da Linha do Douro entre o Porto e o?? Porto.
Esta interface encontra-se em declive, localizada nas proximidades do Alto Alentejo, permitindo o posicionamento natural da cidade, do qual a?? ganhar aposta gratis bet365 passagem atrav�s o centro de Portugal, junto com o oceano Atl�ntico, at� � fronteira com Espanha, pela zona do?? Alto Alentejo.
O seu acesso ao Alto Alentejo, assim como a costa do Alentejo, � um importante acesso ao litoral da?? regi�o
a oeste, permitindo os comboios a atravessar por todo o litoral castelhano, desde o Algarve at� ao Pa�s Basco (Espanha).
A?? interface � de origem do nome franc�s da esta��o, sendo que a antiga "Esta��o de Monforte" foi a primeira esta��o?? ferrovi�ria de Portugal.
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O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associa��es rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos?? povos da Mesoam�rica em tempos pr�-colombianos.
Uma vers�o moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada em alguns locais pelos?? habitantes amer�ndios.
Os campos de jogo de bola pr�-colombianos t�m sido encontrados desde o Arizona at� � Nicar�gua e tamb�m em?? v�rias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.
Apesar de poder?? ser jogado casualmente como simples recrea��o, inclusivamente por mulheres e crian�as, o jogo tinha tamb�m importantes aspectos rituais, e grandes?? jogos formais eram acontecimentos rituais..
Campo de jogo de bola de Monte Alban.
Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais?? antigos campos de jogo, bolas e figuras.
O jogo de bola mesoamericano � pelo menos t�o antigo como a civiliza��o olmeca.
De?? fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribu�am a?? origem do jogo de bola a este povo antigo.
Uma d�zia de bolas de borracha, com di�metros entre 10 e 20?? cm, foram encontradas em El Manat�, um local sacrificial olmeca.
As bolas mais antigas, que s�o tamb�m as menores, datam de?? 1600 a.C..
[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo em tempos t�o remotos,?? o jogo j� tinha conota��es religiosas e rituais.
O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece, em Paso?? de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..
Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, est� situado?? entre dois mont�culos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento?? dos mont�culos.[2]
Um campo de jogo de bola rudimentar foi tamb�m descoberto no s�tio olmeca de San Lorenzo Tenochtitl�n e existem?? provas significativas na forma de trabalhos art�sticos olmecas.
Durante escava��es efectuadas em San Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de?? bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..
Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com?? faixas acolchoadas nos bra�os e pernas.
Foram tamb�m encontradas figuras de jogadores femininos usando protec��es almofadadas no abidomen e pernas.
Juntamente com?? estas figuras, foram encontradas pe�as relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associa��o entre o jogo de bola e?? rituais de fertilidadasde
Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanh�is em 1521, o pr�prio Hern�n Cort�s levou para a?? Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.
Ali levaram a cabo jogos de exibi��o para a?? corte espanhola.
Al�m de fascinados com os vistantes ex�ticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]
Neste detalhe do?? C�dice B�rgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.
Cada uma das bolas de borracha?? est� decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.
Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo?? por v�rias na��es diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de?? bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma fam�lia de jogos semelhantes entre si.
Algumas vers�es do jogo eram disputadas entre?? dois indiv�duos, outras entre duas equipas.
As provas arqueol�gicas sugerem que a borracha j� era utilizada na Mesoam�rica durante o per�odo?? pr�-cl�ssico inicial (1600 a.C.).
� �poca da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoam�rica.
A iconografia sugere que?? apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas em?? jogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.
Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens?? de divindades e no interior de pir�mides e santu�rios.
Para al�m do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram s�mbolos?? de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o l�tex que flu�a do interior da �rvore ao sangue?? e ao s�men.
O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de l�tex obtido da?? �rvore da borracha (Castilla elastica) nativa das �reas tropicais do sul do M�xico e da Am�rica Central.
O l�tex era transformado?? em borracha ap�s ser misturado com seiva de Ipomoea alba.
A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta?? no s�tio olmeca de El Manat�, Veracruz, M�xico.
O campo de jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Campo de jogo de?? bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoam�rica
Os campos de jogo, em especial aqueles situados nas principais cidades maias?? do cl�ssico tardio, eram espa�os p�blicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da �lite e para actividades rituais como actua��es musicais?? e festivais, e claro, o jogo de bola.
Muitas vezes as representa��es pict�ricas mostram m�sicos actuando nas partidas de jogo de?? bola.
As representa��es de jogadores mascarados sublinha os aspectos dram�tico e ritual do jogo de bola e a ganhar aposta gratis bet365 liga��o com?? outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak,?? por exemplo.
A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita,?? flanqueada por paredes inclinadas (no per�odo cl�ssico) ou com degraus (no p�s-cl�ssico), estucadas e pintadas com cores fortes.
As extremidades do?? campo de jogo aparentemente suportavam estruturas tempor�rias onde os espectadores se sentavam.
Estima-se que o tamanho m�dio dos campos de jogo?? fosse 36.
5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.
O maior de todos os campos de jogo conhecidos �?? o campo principal de Chich�n Itz�, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de?? futebol.
O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas em diferentes regi�es da?? Mesoam�rica:
L�ngua maia cl�ssica: pitz
L�ngua maia k'iche': chaajN�uatle - tlachtli
Povos do M�xico Central: tlaxtliSinaloa - ollama
O jogo propriamente dito era designado?? poc-ta-tok na l�ngua iucateque e a ac��o do jogo Ti Pitziil em maia cl�ssico.
Por toda a Mesoam�rica foram constru�dos campos?? de jogo utilizados ao longo de muitas gera��es, com formas e tamanhos vari�veis.
Alguns locais tinham m�ltiplos campos de jogo, outros?? apenas um.
Podem ser encontrados na grande maioria dos principais s�tios arqueol�gicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros,?? como Teotihuacan.
Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Cop�n, Iximche, Monte Alb�n, Yagul, Uxmal, Mixco?? Viejo, Zaculeu e Chich�n Itz�.
Objetivos do jogo [ editar | editar c�digo-fonte ]
O objectivo do jogo era enviar a bola?? para o lado do campo defendido pelo advers�rio; na �poca p�s-cl�ssica, o objectivo principal era enviar a bola atrav�s de?? um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha m�dia do mesmo.
O aro?? surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da �rea Maia durante o p�s-cl�ssico.
Cada jogador tinha muitas vezes um colega de?? equipa directamente atr�s dele (ou dela), em apoio.
Na vers�o mais comum do jogo, a bola era atirada � m�o para?? o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro?? do campo com as coxas, ancas e bra�os (sem chutar ou agarrar com as m�os) e atrav�s dos aros colocados?? nas paredes laterais do campo.
Em algumas vers�es do jogo, os p�s eram usados como no futebol actual.
Noutras eram usados bast�es,?? p�s ou raquetes.
N�o existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do per�odo cl�ssico, mas talvez o jogo praticado?? pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no s�culo XVI possa ser compar�vel.
No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador?? ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao?? meio-campo advers�rio, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 3?? a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados em cada parede lateral.
Na �rea Maia existem aros semelhantes, alguns dos?? quais bastante altos, como em Chich�n Itz�, onde se encontram a 6 metros do solo.
Os jogadores utilizavam protec��es acolchoadas feitas?? de algod�o, provavelmente recheadas com algod�o por fiar, enroladas � volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas � cintura,?? mas certamente n�o feitas de pedra como as encontradas em alguns locais.
Cabe�as esculpidas, e muitas vezes cabe�as trof�u, eram cravadas?? nas placas de madeira, como mostra uma figura de cer�mica de um jogador do cl�ssico tardio usando uma placa com?? uma cabe�a de p�ssaro esculpida.
Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas � volta das ancas proporcionando protec��o adicional.
Al�m?? destas protec��es, os jogadores utilizavam tamb�m almofadas nos joelhos e protec��es nas pernas e antebra�os.
Em certas ocasi�es, os jogadores usavam?? elaborados ornamentos de cabe�a, muitas vezes retratados em vasos de cer�mica pintada.
Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Cop�n,?? sublinhando a import�ncia ritual do jogo de bola.
Tratava-se de um jogo extremamente violento.
Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola?? densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.
Algumas contus�es sofridas durante o jogo eram t�o?? severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.
Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrif�cio?? e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.
N�o se sabe se era permitido o contacto f�sico entre os jogadores.
Rituais?? de sangue [ editar | editar c�digo-fonte ]
Em algumas ocasi�es as cerim�nias p�s-partida inclu�am o sacrif�cio do capit�o e de?? outros jogadores da equipa derrotada.
A associa��o do jogo com o sacrif�cio e a morte era particularmente vincada na costa do?? golfo.
O cr�nio de um perdedor podia ser utilizado como o n�cleo � volta do qual se fazia uma nova bola.
Os?? sacrif�cios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de?? cidades poderosas.
Os nobre maias do cl�ssico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola.
Um degrau duma escadaria hierogl�fica?? em Yaxchilan, por exemplo, mostra o rei P�ssaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe?? uma refer�ncia escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.
Os prisioneiros de guerra jogavam � bola com os?? vitoriosos, com um desfecho pr�-determinado.
Ap�s o jogo, que constitu�a uma reconstitui��o ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram?? muitas vezes decapitados ou os seus cora��es eram arrancados num sacrif�cio de sangue.
As paredes do principal campo de jogo de?? bola de Chich�n Itz�, retrata equipes advers�rias, com o l�der da equipe vencedora segurando a cabe�a decapitada do l�der advers�rio,?? que se encontra de joelhos com sangue em forma de serpentes jorrando do seu pesco�o.
O jogo de bola maia [?? editar | editar c�digo-fonte ]
Um aro de campo de jogo de bola, Chich�n Itz�
Os maias chamavam ao jogo de bola?? pitz, e a a��o de jogar Ti Pitziil em Maia Cl�ssico.
A ganhar aposta gratis bet365 associa��o � mitologia era central para a cren�a?? religiosa maia.
O mais antigo campo de jogo datado com precis�o foi encontrado em Nakb�, Pet�n, na Guatemala, remontando a 500?? a.C.[carece de fontes].
O n�mero de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protec��es na?? cabe�a (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado.
As partes corporais referidas eram as?? �nicas a poder entrar em contacto com a bola (kid), feita de uma mistura de l�tex e de seiva de?? uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo di�metro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.
5 a 3 kg?? no per�odo cl�ssico.
Jogar o jogo de bola era participar na manuten��o da ordem c�smica do universo e regenera��o ritual da?? vida.
Era um jogo de sorte, per�cia e batota reflectindo a vida.
O esfor�o de equipa levava � partilha de comportamento e?? cultura, apresentando, refor�ando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem c�smica.
Nos tempos do?? cl�ssico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado �s guerras end�micas entre as v�rias cidades-estado da �poca.
O sucesso da?? conquista militar era recriado num jogo de bola p�blico e ritual, em que prisioneiros de guerra de alta patente eram?? derrotados e sacrificados.
Por vezes eram mantidos presos, torturados e em exibi��o p�blica durante anos antes de serem sacrificados.
Rela��o com a?? mitologia e religi�o maias [ editar | editar c�digo-fonte ]
O Popol Vuh define a import�ncia do jogo de bola maia?? muito para al�m de um mero desporto.
Fornece ainda importantes analogias para a interpreta��o do jogo de bola desde uma perspectiva?? mitol�gica.
As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a rela��o entre as pessoas e os deuses.
A hist�ria come�a?? com o pai e tio dos G�meos Her�is, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucan�.
Os?? senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ru�do produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.
O campo de?? jogo situa-se na orla oriental da Terra pr�ximo do grande abismo.
Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte,?? enviam corujas para atrair os dois irm�os a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.
Os irm�os?? adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de?? jogo de bola.
Esta hist�ria relaciona a pr�tica do jogo de bola com os sacrif�cios.
Hun Hanahpu � decapitado e a sua?? cabe�a colocada numa planta de fruto, que d� caba�as pela primeira vez.
Isto est� tamb�m relacionado com a proemin�ncia de cabe�as?? decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabe�a.
A hist�ria continua ap�s o nascimento dos G�meos Her�is, Hunahpu e?? Ixbalanqu�.
Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e come�am a jogar, aborrecendo novamente os deuses?? de Xibalba.
Ao contr�rio de seu pai e tio, os g�meos sobrevivem a v�rias provas dif�ceis, com a ajuda de um?? mosquito (que morde as m�os dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).
Eventualmente, os g�meos acabam por defrontar os?? deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola.
Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que est�o?? mortos, ap�s saltarem para um caldeir�o de sopa.
Milagrosamente, os g�meos renascem como peixes-gato, regressam � ganhar aposta gratis bet365 forma humana e efectuam?? falsos sacrif�cios em que a v�tima supostamente ressuscita.
Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem?? para um destes falsos sacrif�cios, os g�meos enganam-nos e levam a cabo um sacrif�cio verdadeiro.
Os g�meos poupam as vidas dos?? restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poder�o ser oferecidos sacrif�cios de sangue de?? animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham?? alguma culpa.
Os g�meos n�o conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.
Por esse?? motivo, as palavras para campo de jogo e cemit�rio s�o sin�nimos.
Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com?? a morte.
O campo de jogo tornou-se um local de transi��o, um est�dio entre a vida e a morte.
Ao longo da?? linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas m�ticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrif�lio, que?? marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.
Uma li��o que se pode obter do Popol Vuh �?? a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a �nica forma?? de superar os advers�rios.
O grande campo de jogo de bola de Chich�n Itz� [ editar | editar c�digo-fonte ]
O grande?? campo de jogo de bola de Chich�n Itz�
O jogo aparece em v�rios mitos, �s vezes como a luta entre os?? deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do c�u e senhores do inframundo.
A bola simbolizava o?? sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e p�r-do-sol ou equin�cios.
Com o aparecimento da cultura maia,?? o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.
Foram dedicados muito tempo e energia � constru��o de campos de?? jogo de bola.
Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram constru�dos em zonas baixas ou aos p�s?? de grandes constru��es verticais.
O Grande Campo de Jogo de Bola de Chich�n Itz� � o maior da Mesoam�rica.
Uma gravura em?? seis paineis de Chich�n Itz�, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmol�gico do jogo de bola na?? ideologia maia.
Outros vest�gios maias [ editar | editar c�digo-fonte ]
Evid�ncias adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem em pinturas?? de vasos maias.
Muitas vezes estes vasos s�o pintados com cenas do jogo de bola ritual.
Os jogadores s�o mostrados usando protec��es?? nos bra�os e joelhos e muitas vezes tamb�m s�o mostrados usando decora��es elaboradas na cabe�a, indicando a ganhar aposta gratis bet365 elevada posi��o?? e explicando o lugar dos homens no mundo.
O jogo de bola asteca [ editar | editar c�digo-fonte ]
A vers�o asteca?? do jogo de bola � chamada ullamaliztli.
As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente v�rios campos de jogo de?? bola chamados tlachtli.
[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de?? jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do m�s Panquetzaliztli, incluindo sacrif�cios humanos de quatro?? cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.
Para os astecas o jogo de bola tinha tamb�m um significado?? religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus advers�rios terrenos, os astecas?? viam uma batalha entre as for�as da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus?? filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.
[4] Mas para al�m de ter um importante significado religioso e ritual, para?? os astecas o jogo de bola era tamb�m um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes?? da sociedade asteca.
Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de?? poderem jogar profissionalmente.
As partidas eram disputadas em diferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas?? em grande escala.
Diego Dur�n mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam j�ias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes?? de guerra e mesmo roupas e adere�os para senhoras".
Tamb�m os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser?? apostados.
Tamb�m os senhores astecas jogavam � bola.
Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de?? Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc.
Apostando a posse de um lago e de um mercado em Tenochtitlan contra um jardim de?? flores em Xochimilco Axayacatl foi derrotado.
No entanto, quando enviou os seus emiss�rios para pagarem a d�vida, eles assassinaram o senhor?? de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a ganhar aposta gratis bet365 honra.
A palavra nauatle para o jogo era?? ollamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra olli (borracha) e do verbo ollama (jogar � bola) e a bola propriamente dita?? era chamada ollamaloni.
Uma vez que a �rvore da borracha n�o existia nas terras altas do imp�rio asteca, os astecas obtinham?? bolas e borracha como parte dos tributos das regi�es das terras baixas onde era cultivada - por exemplo em Veracruz.
O?? c�dice Mendocino refere 16 000 como sendo o n�mero de peda�os de borracha virgem importados a cada seis meses para?? Tenochtitlan desde as prov�ncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas.
Em 1528 Hern�n Cort�s?? enviou um grupo de ollamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados?? por Christophe Weiditz.[5]
O jogo de bola e a arte [ editar | editar c�digo-fonte ]
Escultura em cer�mica encontrada num t�mulo?? do M�xico ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.
O jogo de bola e os seus praticantes?? s�o um tema recorrente na arte mesoamericana.
Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau est�o muitas vezes decoradas com cenas detalhadas?? de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.
A noz de cacau simboliza um cora��o humano?? pois encontram-se igualmente divididos em v�rios c�maras.
A bebida preparada a partir da noz de cacau � escura e espessa como?? o sangue, sendo consumida em cerim�nias rituais.
Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda.
Pensa-se que os sacrif�cios?? efectuados ap�s um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abund�ncia econ�mica.
As?? bolas de borracha utilizadas no jogo de bola t�m tamb�m um simbolismo econ�mico, pois a borracha utilizada na ganhar aposta gratis bet365 produ��o?? era tamb�m fulcral na ganhar aposta gratis bet365 economia comercial.
Estas vasilhas est�o muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos.
Algumas das mais?? famosas figuras de cer�mica representando jogadores de bola, s�o os chamados "figurinos emparelhados" encontrados em Jaina, M�xico datados de 600?? a 900 a.C.
Foram encontrados juntos durante escava��es na ilha de Jaina no in�cio da d�cada de 1960.
Estes figurinos de jogadores?? de bola funcionavam juntos como um par.
Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o bra�o atr�s,?? podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem em jogo perp�tuo, com a bola na cabe�a do observador.
O produtor destes?? figurinos dedicou grande aten��o aos detalhes das vestes dos jogadores.
Tecidos de protec��o cobrem apenas um bra�o, do pulso ao cotovelo,?? em conjunto com uma �nica joelheira.
Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem?? existir como par.
Mantos grosseiros de algod�o, eram mantidos nas suas posi��es com cordas ou faixas.
A cobertura simples actualmente sobre as?? cabe�as sugere que estes figurinos podem ter exibido chap�us (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.
Outros figurinos, encontrados sobretudo em Jalisco,?? M�xico, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatl�n de Jalisco, segurando uma grande bola.
A cer�mica escult�rica de Jalisco era?? usada em oferendas funer�rias nos t�mulos de membros de fam�lias importantes.
Conjectura-se que as representa��es de jogadores de bola destinavam-se a?? acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador ex�mio.
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Ol�, como vai? Eu j� sabia dessa op��o, por�m penso que fica sujeita a um crit�rio subjectivo.
Na minha opini�o, seria?? talvez melhor implentar a possibilidade de votos contra.
Tamb�m sou favor�vel a um determinado prazo de vota��o, de 2 meses por?? exemplo, sendo que ao fim desse tempo se contariam os votos e se chegaria a uma conclus�o.
Mas essa quest�o deve?? ser debatida no local pr�prio.
Estou a ver que esse debate est� a morrer, talvez apresente uma proposta pr�pria.