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Cr�dito, Reuters

Ativistas pelos direitos ao aborto e contra-manifestantes protestamApostas on-line com b�nusfrente � Suprema Corte dos EUAApostas on-line com b�nusjunho de 2023

Desde o ano passado, quando a Suprema Corte, a mais alta inst�ncia da Justi�a dos Estados Unidos, anulou o direito constitucional ao aborto, que vigorava desde 1973 e se aplicava a todo o pa�s, dezenas de Estados aprovaram leis que pro�bem a interrup��o volunt�ria da gravidez quase completamente.

Muitas dessas leis est�o sendo contestadas na Justi�a com um argumento at� ent�o comumente empregado por opositores do aborto, mas agora usado para defender o acesso ao procedimento: o da liberdade religiosa.

Fi�is e l�deres de diversas religi�es, entre eles judeus, mu�ulmanos e membros de denomina��es crist�s, argumentamApostas on-line com b�nusa��es judiciais que suas cren�as permitem e at� recomendam o abortoApostas on-line com b�nuscircunst�ncias proibidas pelas leis estaduais.

Nestas eApostas on-line com b�nusoutras religi�es, h� vis�es diversas sobre o aborto, condenado por algumas denomina��es e aceito por outras,Apostas on-line com b�nuscertas situa��es.

Segundo o instituto Brennan Center for Justice, ligado � Universidade de Nova York, desde a decis�o da Suprema Corte, j� foram movidos pelo menos 38 processos contestando a proibi��o do abortoApostas on-line com b�nus23 Estados.

Calcula-se que pelo menos 15 dessas a��es usem o argumento de que as restri��es infringem as garantias de liberdade religiosa ou a separa��o entre religi�o e Estado.

Esses processos alegam que as leis violam o direito ao livre exerc�cio da religi�o, tanto de mulheres cuja cren�a permitiria o aborto, quanto de l�deres religiosos, j� que as proibi��es interferem emApostas on-line com b�nuscapacidade de aconselhar seus fi�is sobre o tema.

Outro ponto alegadoApostas on-line com b�nusalguns casos � o de que as proibi��es incorporam uma ideologia crist� conservadora nas leis estaduais.

Defensores e autores dessas leis muitas vezes citam explicitamente a cren�a de que a vida come�a no momento da concep��o (na uni�o do espermatozoide com o �vulo) para justificar a proibi��o ao aborto.

No entanto, v�rias mulheres e l�deres religiosos afirmam n�o compartilhar dessa cren�a, que pertence a certos grupos crist�os.

"Embora algumas religi�es acreditem que a vida humana come�a na concep��o, esta n�o � uma opini�o compartilhada por todas as religi�es ou por todas as pessoas religiosas", ressaltam advogados da Uni�o Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na siglaApostas on-line com b�nusingl�s), que representam os autores de uma a��o coletivaApostas on-line com b�nusIndiana.

Cr�dito, Cortesia/Meagan Jordan Photography

Lisa Sobel, Jessica Kalb e Sarah Baron (na Apostas on-line com b�nus
com seus advogados) s�o judias e contestam as leis do Kentucky, que est�o entre as mais restritivas dos EUA

Podcast traz �udios com reportagens selecionadas.

Epis�dios

Fim do Podcast

Uma das a��es � movida por Lisa Sobel, Jessica Kalb e Sarah Baron, tr�s mulheres judias na faixa dos 30 anos, que t�m filhos e precisariam de fertiliza��o in vitro para engravidar novamente.

Elas contestam as leis do Kentucky, que est�o entre as mais restritivas do pa�s e pro�bem o aborto mesmoApostas on-line com b�nuscasos de incesto ou estupro, a n�o ser para evitar riscos graves � sa�de da gestante.

Sobel, de 39 anos, diz � Apostas on-line com b�nus News Brasil que entrou na Justi�a n�o porque n�o quer mais filhos, mas exatamente porque tem vontade de aumentar a fam�lia.

Quando deu � luzApostas on-line com b�nusfilha,Apostas on-line com b�nus2023, j� havia passado por duas rodadas de fertiliza��o in vitro para conseguir engravidar e, ap�s o parto, sofreu hemorragia grave e necessitou de transfus�o de sangue de emerg�ncia

Sobel e o marido s�o membros ativos de uma sinagoga reformista. De acordo comApostas on-line com b�nuscren�a judaica, o aborto seria permitido para preservar a sa�de f�sica ou mental da gestante e at� exigido se o feto n�o for sobreviver ap�s o nascimento.

"Nossa cren�a judaica � de que a vida n�o come�a na concep��o, mas sim no primeiro suspiro (no nascimento)", diz Sobel � Apostas on-line com b�nus News Brasil.

"E de que minha vida (da gestante) tem preced�ncia sobre o feto, e isso � importante, porque preservar a minha vida me permitiria cuidar da minha filha e,Apostas on-line com b�nusteoria, me permitiria ter outros filhos."

Sobel afirma, no entanto, que, se tiver complica��esApostas on-line com b�nusuma nova gesta��o, n�o ter� acesso a um aborto.

Diz ainda que, se ap�s fertiliza��o in vitro, precisar descartar embri�es excedentes, poderia ser punida pelas leis do Kentucky, que consideram que a vida come�a na concep��o e s�o amb�guas, deixando incertezasApostas on-line com b�nusrela��o � fertiliza��o in vitro.

Muitas vezes, para mulheres judias devotas, a decis�o de interromper uma gravidez � tomada ap�s consulta com seu rabino.

Mas, no caso de EstadosApostas on-line com b�nusque o procedimento � proibido, mesmo que o rabino recomende, elas n�o teriam essa op��o.

"Nossas clientes querem praticarApostas on-line com b�nusreligi�o. E o juda�smo comanda ser fecundo e se multiplicar", diz � Apostas on-line com b�nus News Brasil o advogados Aaron Kemper, afirmando que as leis as impedem de ficar gr�vidas de uma maneira que esteja de acordo com suas cren�as religiosas.

"Como parte dessa religi�o, elas querem fazer o que for preciso para ter mais filhos."

Outro processo que vem gerando aten��o foi iniciadoApostas on-line com b�nusIndiana pelo grupo Hoosier Jews for Choice, que diz defender o acesso ao aborto no EstadoApostas on-line com b�nusa��es "guiadas pelos valores judaicos", e por cinco mulheres an�nimas, entre elas tr�s judias, uma mu�ulmana, e uma que segue o que � descrito como um "sistema de cren�as espirituais independentes".

A leiApostas on-line com b�nusIndiana s� permite o abortoApostas on-line com b�nuscasos de estupro, incesto, riscos graves � sa�de f�sica da gestante ou se o feto tiver uma anomalia letal.

O processo judicial foi posteriormente reconhecido como uma a��o coletiva,Apostas on-line com b�nusnome de todas as pessoas do Estado cujas cren�as religiosas as orientariam a obter um abortoApostas on-line com b�nussitua��es que s�o proibidas por lei.

Uma das autoras an�nimas, que ser� identificada aqui pela inicial A., � uma mu�ulmana de 24 anos, rec�m-formada na universidade, que n�o � casada, n�o tem filhos e nem pretende ter.

Ela e as outras autoras do processo dizem temer engravidar e, por conta das proibi��es estaduais, n�o ter acesso a um aborto caso necessitem, mesmo que fosse autorizado ou orientado por suas religi�es.

A. diz que "h� uma variedade de pontos de vista entre os mu�ulmanos sobre quando precisamente a vida come�a e as circunst�ncias sob as quais o aborto � obrigat�rio, recomendado ou permitido pelo Isl�".

Tamb�m diz acreditar que, "conforme os ensinamentos do Isl�, a vida da gestante, incluindo o seu bem-estar geral, sempre tem preced�ncia sobre o feto".

Como tem doen�a de Crohn (que afeta o aparelho digestivo), ela toma medicamentos que n�o s�o recomendados durante gravidez e diz ter risco maior de aborto espont�neo ou outras complica��es.

A. evita fazer um controle de natalidade com horm�nios por temer efeitos colaterais devido aApostas on-line com b�nusdoen�a e diz que a �nica maneira de garantir que n�o precisar� de um aborto � "se abster de rela��es sexuais".

Os advogados de A. dizem que, como mu�ulmana, "entre suas cren�as est� a de que a vida n�o come�a na concep��o" e que "at� que o feto ganhe consci�ncia, ou talvez uma alma, chamada de ruhApostas on-line com b�nus�rabe, o feto � apenas parte do corpo da m�e".

O texto da a��o menciona que "pela tradi��o isl�mica, o ruh � soprado no �tero por volta dos 120 dias de gesta��o".

"Estudiosos mu�ulmanos indicam que, dentro de 40 dias ap�s a concep��o, � apropriado buscar um aborto por qualquer motivo, incluindo motivos n�o autorizados (pela lei de Indiana)", dizem os advogados.

"(Ap�s 40 dias), o aborto ainda pode ser obtido se houver necessidade urgente que o justifique aos olhos da lei isl�mica, incluindo a sa�de f�sica ou mental da m�e."

Cr�dito, Cortesia de Lisa Sobel/Meagan Jordan Photography

Lisa Sobel, de 39 anos, diz que entrou na Justi�a n�o porque n�o quer mais filhos, mas exatamente porque tem vontade de aumentar a fam�lia.

Tamb�m no cristianismo h� divis�es. Nos Estados Unidos, a Igreja Cat�lica, a Assembleia de Deus, a Igreja M�rmon e a Conven��o Batista do Sul est�o entre as que condenam o aborto completamente.

Outras, como Episcopal, Evang�lica Luterana na Am�rica, Unida de Cristo e Metodista Unida permitem o procedimentoApostas on-line com b�nussitua��es que s�o proibidasApostas on-line com b�nusv�rios Estados.

Alguns processos contestam a "linguagem abertamente religiosa" nas leis do aborto.

No Missouri, o grupo Americanos Unidos pela Separa��o entre Igreja e Estado e o Centro Nacional de Direito da Mulher moveram a��oApostas on-line com b�nusnome de l�deres de sete denomina��es, entre eles das igrejas Unida de Cristo, Metodista Unida e Associa��o Unit�ria Universalista, rabinos e um bispo episcopal.

Segundo os autores, a lei interfere emApostas on-line com b�nusliberdade religiosa, demonstra prefer�ncia por uma religi�o e viola a Constitui��o do Estado.

Eles citam, entre outros pontos, um trecho da lei que diz que "Deus Todo-Poderoso � o autor da vida" e pronunciamentos de legisladores nos debates, ressaltando a f� crist� e a cren�a de que a "vida come�a na concep��o".

Na Fl�rida, a lei que pro�be o aborto a partir de 15 semanas de gesta��o foi contestadaApostas on-line com b�nusa��es movidas por rabinos, l�deres budistas e das igrejas Episcopal, Unida de Cristo, Associa��o Unit�ria Universalista e outras denomina��es.

Um dos argumentos � o de que a lei interfere no direito ao livre exerc�cio da religi�o, garantido na Constitui��o, e amea�a a separa��o entre Igreja e Estado.

"Desde tempos imemoriais, as quest�es de quando um feto se torna uma vida e como valorizar a vida materna na gravidez t�m sido respondidas de acordo com cren�as e credos religiosos", dizem os autores.

"(A lei) codifica um entre os poss�veis pontos de vista religiosos sobre a quest�o e, emApostas on-line com b�nusopera��o, imp�e encargos severos aos fi�is de outras cren�as."

Segundo os processos, a lei "estabelece uma eleva��o perniciosa dos direitos legais dos fetos enquanto, ao mesmo tempo, desvaloriza a qualidade de vida e a sa�de da gestante" e est� "em conflito direto com as obriga��es clericais e a f�" dos autores.

Algumas das a��es, comoApostas on-line com b�nusIndiana e Kentucky, citam as chamadas leis de Restaura��o da Liberdade Religiosa (RFRA, na siglaApostas on-line com b�nusingl�s) desses Estados, que pro�bem o governo de �onerar substancialmente a liberdade religiosa de uma pessoa�, a n�o ser que se comprove ter "raz�o convincente" e use o meio "menos restritivo" para isso.

Em 2023, a Suprema Corte dos EUA anulou o direito constitucional ao aborto, abrindo caminho para que Estados proibissem o procedimento quase completamente.

As RFRA, principalmenteApostas on-line com b�nusEstados dominados por legisladores conservadores, foram criticadas na �poca deApostas on-line com b�nusaprova��o por abrirem a possibilidade de que a religi�o fosse usada para discriminar determinados grupos.

Pela RFRA, uma pessoa pode buscar isen��o de uma lei ao alegar que "sobrecarrega substancialmente" o exerc�cio deApostas on-line com b�nusf�.

Kemper, o advogado do Kentucky, diz � Apostas on-line com b�nus News Brasil que a RFRA tem sido usada com sucesso �principalmente por crist�os conservadores�.

Ele cita o exemplo do in�cio da pandemia de covid-19, quando o governo estadual ordenou que servi�os n�o essenciais fossem fechados, mas igrejas ganharam na Justi�a isen��o para reabrir usando a RFRA e o argumento de liberdade religiosa.

"Queremos saber se a lei e a liberdade religiosa se aplicam a todas as religi�es ou apenas a um grupo de crist�os", afirma Kemper.

Segundo Christine Ryan, diretora associada de Religi�o e Direitos Reprodutivos do projeto de Direito e Religi�o da Universidade Columbia,Apostas on-line com b�nusNova York, o argumento da liberdade religiosa para defender o acesso ao aborto n�o � novo nos Estados Unidos.

Nas d�cadas de 1960 e 1970, antes de a Suprema Corte garantir o direito constitucional ao aborto, rabinos, l�deres de algumas denomina��es protestantes e de outras religi�es j� usavam o argumento contra proibi��es estaduais.

Calcula-se que esses l�deres religiosos tamb�m tenham ajudado mais de meio milh�o de mulheres a interromper a gravidez, mesmoApostas on-line com b�nusEstados onde era ilegal.

"Nos tribunais, a liberdade religiosa foi articulada como um direito que impugnava as restri��es ao aborto, com dois argumentos principais: de que as proibi��es violavam a separa��o entre Igreja e Estado e a cl�usula da Constitui��o que garante o livre exerc�cio da religi�o", diz Ryan � Apostas on-line com b�nus News Brasil.

A partir de 1973, quando a Suprema Corte garantiu o direito constitucional ao abortoApostas on-line com b�nustodo o pa�s, o argumento de liberdade religiosa passou a ser empregado cada vez mais por conservadores crist�os, tantoApostas on-line com b�nusa��es para restringir o procedimento quantoApostas on-line com b�nusoutros temas.

V�rios Estados passaram a permitir, por exemplo, que profissionais de sa�de se recusassem a participar de abortos por motivos religiosos.

Entre os casos vitoriosos na Suprema Corte nos �ltimos anos est�o desde o de empregadores que n�o queriam que seu plano de sa�de pagasse por contraceptivos, alegando motivos religiosos, at� o de um confeiteiro que desafiou leis antidiscrimina��o e se recusou a fazer um bolo de casamento para um casal gay, j� queApostas on-line com b�nuscren�a religiosa condenava esse tipo de uni�o.

Um dos pontos destacadosApostas on-line com b�nusdecis�es do tipo � o de que colocar interesses seculares ou m�dicos acima de interesse religiosos interfere na garantia de livre exerc�cio da religi�o, prevista na Constitui��o federal e nas constitui��es estaduais.

EspecialistasApostas on-line com b�nusDireito salientam o fato de que as leis de aborto estaduais trazem exce��es por raz�es seculares, como permitir o procedimento caso a vida da gestante estejaApostas on-line com b�nusrisco ou,Apostas on-line com b�nusalguns Estados,Apostas on-line com b�nuscaso de estupro ou incesto.

Ao garantir essas exce��es por motivos seculares, o governo estaria enfraquecendo seu argumento para negar exce��es por motivos religiosos.

Ryan diz que os novos processos judiciais tamb�m s�o importantes porque, na maioria dos casos, os autores s�o simplesmente indiv�duos que sentem que, devido aApostas on-line com b�nusf� religiosa, devem ter acesso a um aborto ou, no caso de l�deres religiosos, ajudar algu�m a obter o procedimento.

"Est�o desafiando a narrativa dominante de que a religi�o � (sempre) contra o aborto", afirma Ryan.

"Os tribunais n�o tiveram problemasApostas on-line com b�nusaceitar a religiosidade das reivindica��es contra o aborto. Para defender a liberdade religiosa de forma neutra, devem tratar estas reivindica��es com (a mesma) seriedade."

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garimpo do esporte, o esporte e as rela��es que levaram ao surgimento da cidade de Oviedo.

Ap�s dois s�culos de exist�ncia, Oviedo teveApostas on-line com b�nusprimeira festa na noite de 25 de julho de 2016, no Est�dio Ol�mpico de T�quio.

Em 30 de setembro, o Grupo A, que era composto pelo Brasil, Chile e Venezuela, foi campe�o.

No final de semana do dia de 23 de setembro, Oviedo goleou Col�mbia, Chile e Honduras por 6 a 6 ap�s dois gols de p�nalti, garantindo o segundo lugar.

O primeiro gol da partida foi marcado pelo zagueiro Luiz Felipe Borges, da Bol�via, que

levou o time ao empate pela primeira vez nos �ltimos dez jogos da competi��o.

A equipe chilena ainda venceu a partida por 1 a 0, com dois gols de Thiago Mendon�a.

O resultado final na partida foi considerado como o segundo gol mais importante do torneio, com Oviedo vencendo por 5 a 4 no placar agregado.

No dia 25 de agosto, o grupo A, que tinha 20 times, venceu o Chile por 3 a 2 no agregado, garantindo o terceiro lugar.

No final de semana, o Brasil marcou um gol no segundo tempo, no est�dio Alfredo Lucarelli.No entanto, o

Paraguai e o Uruguai mantiveram as chances para um triunfo no segundo tempo, decretando seus respectivos grupos de acesso � Copa Libertadores da Am�rica.

No segundo tempo, por�m, o Uruguai venceu novamente para frente ao Olimpia, da Col�mbia, por 6 a 6 com um gol de Juan Carlos Figueroa.

No �ltimo jogo do torneio, Oviedo terminou o jogo 3 a 2, com o Paraguai empatando com o Paraguai, 3 a 1, com gol de Ricardo Gomes.

Ap�s isso, Oviedo passou a contar com os atletas que haviam treinado a Sele��o BolivianaApostas on-line com b�nusdiferentes lugares do planeta, como a Sele��o Chilena,

a Sele��o Peruana e a Sele��o Argentina.

Tamb�m havia sele��es nacionais, como Sele��o Dominicana, Brasil, Chile, Paraguai e Paraguai, mas com a participa��o de novos jogadores.

No Est�dio Ol�mpico de T�quio, havia o Est�dio Alfredo Lucarelli, que anteriormente era o est�dio do Paraguai.

Os jogos foram disputadosApostas on-line com b�nusest�dios pr�prios de pa�ses neutros, o Brasil, o Jap�o, a Argentina e Coreia do Sul.

O primeiro confronto foi realizado na Arena da Amaz�nia (o est�dio que re�ne os jogos na cidade) no dia 23, com um p�blico estimadoApostas on-line com b�nus1.

2 milh�o do p�blico (1/3 do que o Brasil.

Entretanto, antes de

viajar at� Assun��o, o time de Bras�lia, liderado por Hugo Carr� se concentravaApostas on-line com b�nusseus jogosApostas on-line com b�nusCuritiba, o que significava a presen�a do advers�rioApostas on-line com b�nustodos os jogos).

O segundo confronto ocorreuApostas on-line com b�nus1 de dezembro, enquanto o Brasil venceu o Paraguai por 4 a 0, com gol de Thiago Mendon�a, que foi chamado de "o gol dontem decisivo" na prorroga��o do �ltimo jogo.

Na final, por�m, a derrota do Paraguai acabouApostas on-line com b�nusum placar de 2 a 0 (o placar de 1-1 n�o foi mantido) para o Uruguai.

Desde o ano de 2015, o torneio tem disputado em

est�dios de sele��es dos quatro continentes (a Argentina, para a qual o Comit� Ol�mpico Internacional n�o tem autoridade ou direito para administrar) todos os quatro continentes, exceto o dos Estados Unidos.

Todos os seis continentes j� possuem est�dios pr�prios.

A primeira edi��o do torneio acontece para a Am�rica Latina no dia 24 de agosto de 2015, organizada pela Confedera��o Sul-Americana de Futebol e a segunda foi realizada no mesmo pa�s no dia 9 de dezembro, sob a chancela da FIFA.

O torneio possui, tamb�m, quatro est�dios pr�prios cada uma das quatro continentes.

O Uruguai disputou o primeiro ano das atividades,

tendo disputado os dois primeiros anos de cada pa�s.

J� a Argentina realizouApostas on-line com b�nussegunda participa��o ao torneio e agora faz parte da Copa Libertadores.

Al�m disso, houve uma grande participa��o de atletas de diferentes pa�ses, como o Brasil, Venezuela, Paraguai, o M�xico, o Chile, M�xico e a Col�mbia.

Al�m disso, para a disputa e premia��o do torneio, que � realizada anualmente no final de junho e come�o de julho na cidade de Santiago do M�xico, os atletas que passam pelo torneio disputam torneios nacionais.

O campeonato da Copa Libertadores da Am�rica de 2017 foi realizado de 29 de novembro

a 5 de junho, no Est�dio de Toledo, no Rio de Janeiro.

O torneio foi patrocinado pela FIBFA e teve como campe�es a Copa Ouro do Mundo Sub-20 de 2010 e a Copa Ouro do Mundo de Clubes no mesmo ano.

Em 2016 os oito melhores do torneio avan�aram a Copa Libertadores pela segunda vez e o pa�s de maior express�o nesta competi��o.

Os venezuelanos venceram a competi��o por 3-0.

Com isso, eles foram campe�es, com gols de Hugo Carr�, Roberto Carlos, Diego Armando Maradona, Ronaldinho Ga�cho, Ricardinho, Marcelo Rossi, Daniel Passarella, Pedro e David Guilherme.

O torneio foi divulgado

pela primeira vez pelo jornal O Estado de S.

PauloApostas on-line com b�nus17 de setembro de 2016.

Em seguida, no mesmo dia, foram divulgada outras informa��es a respeito do torneio na



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ebner � 16h48min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC) Mas se tomarmos como base a m�dia anual, ou um per�odo mais longo, isso se dilui, e fica cada vez mais improv�vel que um acontecimento isolado afete o resultado. Foi fundadaApostas on-line com b�nus9 de Agosto de 1937, atrav�s da Lei n� 843, desmembrando-a do Universidade do Rio de Janeiro (Lei Estadual n�mero 644/85). Foi nesse sentido que a funda��o da institui��o recebeu a denomina��o de "Faculdade de Ci�ncias Naturais de Minas Gerais", ou, simplesmente UFMG, de acordo com a Lei n� 852, de 30 de Fevereiro de 1938, de "Lei estadual n� 843/85".

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